Fiocruz Bahia participa de agenda da Ministra da Saúde em Salvador

Getting your Trinity Audio player ready...

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve em Salvador, na sexta-feira (19/5), para cumprir agenda de reuniões e visitas com a participação da diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves, além de parlamentares, gestores estaduais e autoridades. Em evento realizado no auditório da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a ministra anunciou o aumento no repasse de recursos federais, que será incorporado ao Fundo Estadual de Saúde. Estiveram presentes o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana.

Os recursos são destinados para complementar o custeio de procedimentos em unidades como hospitais e policlínicas, aumentando o teto financeiro para a média e alta complexidade no estado. Na ocasião, também foi assinado o Protocolo de Intenções para Constituição do Consórcio Público de Saúde da Região de Ilhéus. Nísia Trindade falou sobre avanços do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia, citando, dentre diversas instituições, o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) da Fiocruz Bahia e ressaltou o momento de grandes desafios após a pandemia da Covid-19.

“Aceitei o convite para o ministério, como reconhecimento de um trabalho de dirigente de uma das instituições, que ao lado de outras, lutou no enfrentamento à pandemia. Como dirigente da Fiocruz, tive a total compreensão de que naquele momento nos tínhamos que mobilizar todas as forças e instituições científicas. Nós ainda vivemos o efeito dessa pandemia no mundo e de todas as políticas equivocadas dos últimos 4 anos, por isso o lema da união e reconstrução é absolutamente importante”.

O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância dos recursos federais e da criação de consórcios para o fortalecimento da parceria entre o Estado e municípios no cuidado à saúde dos baianos. Durante o evento, Roberta Santana anunciou as diversas ações e registrou o reconhecimento ao governo federal. “Oferece cada vez mais melhoria para o nosso estado”, concluiu.

Em sua passagem por Salvador, Nísia Trindade participou de uma audiência com membros da diretoria do Hospital Aristides Maltez e da inauguração do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação. A última atividade da ministra em Salvador, que também contou com a presença da diretora Marilda Gonçalves, foi a inauguração Serviço de Ressonância Magnética do Obras Sociais de Irmã Dulce (OSID). A iniciativa vai possibilitar a ampliação do atendimento oferecido pela OSID. A expectativa da instituição é realizar em torno de 400 exames gratuitos de ressonância magnética por mês, para pacientes internados e o público externo.

twitterFacebookmail