Fiocruz Bahia participa da abertura da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Getting your Trinity Audio player ready...

Nesta segunda-feira (16/10) a Fiocruz Bahia participou da abertura da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. O evento reuniu autoridades, professores, estudantes, representantes da Secretaria de Educação e da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia. Também participaram as reitoras da Universidade do Estado da Bahia, da Universidade Estadual de Feira de Santana, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e o reitor da Universidade Federal da Bahia, além de membros da sociedade civil organizada. 

O evento contou com a presença da representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, a diretora do Departamento de Tecnologia Social e Economia Solidária e Tecnologia Assistiva, Sônia Costa, que defendeu o estímulo e a promoção da Ciência desde o ensino básico, não só na capital como também no interior do estado. “Esse tema não foi escolhido por acaso. A Ciência é real e está aqui para provar o conhecimento e suas possibilidades, e não para negar. É por isso que Ciência e Tecnologia é fundamental para a educação”, disse. 

Durante a abertura, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assinou o decreto que regulamenta a Lei 14.315 – Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, aprovada em 2021, que dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento do setor no Estado. “Nós queremos fortalecer um sistema estadual de inovação, de ciência e tecnologia. Nós queremos fortalecer a nossa ação, porque com a lei a gente garante o orçamento. Não se faz política pública sem lei e sem dinheiro”, ponderou. O governador ainda realizou, junto ao secretário de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, André Joazeiro, o lançamento da segunda edição da revista Bahia Faz Ciência que apresenta uma série de reportagens voltadas para o trabalho de pesquisadores, cientistas e estudantes de toda a Bahia. 

A diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves mediou a palestra apresentada pela cientista Jaqueline Goes, que falou sobre a importância das ciências básicas para o desenvolvimento sustentável, tema que norteia as atividades da 20ª edição da SNCT. “Para mim é uma enorme honra apresentar a Jaqueline Goes de Jesus que eu vi crescer literalmente e cientificamente. Jaqueline participou da Divulgação Científica durante a graduação e se tornou essa excelência em pesquisa’, afirmou. 

Durante a palestra, Jaqueline Goes relembrou a sua passagem pela Fiocruz, onde fez o Curso de Pós-graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI), e falou sobre a necessidade de compreender e valorizar o conhecimento em seus diferentes contextos, projetando o olhar para outras possibilidades do fazer científico, trabalhando para a popularização da Ciência e para a sua divulgação. “Quando criança eu não fui apresentada à Ciência, mas ao longo do processo fui entendendo que eu, mulher negra, poderia ser cientista…Por isso, a minha intenção é mostrar como a ciência básica é importante para o desenvolvimento sustentável”, disse. 

Durante o evento foi possível conferir a exposição de atividades científicas produzidas por pesquisadores e alunos das instituições de ensino e pesquisa da Bahia como a Fiocruz, o IF Baiano, a Faculdade Baiana de Medicina, a Fapesb, o Instituto Anísio Teixeira, dentre outros. 

Participação da Fiocruz Bahia na SNCT 

A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vai até a sexta-feira (20/10). Entre os dias 18 e 20 de outubro, a  Fiocruz Bahia vai receber estudantes de escolas públicas e particulares para participar das atividades que reúnem palestras, rodas de conversa, experimentos bioquímicos, demonstrações com óculos de realidade virtual, visitas técnicas e apresentação de procedimentos que são realizados em pesquisa clínica. 

Com 20 anos de trajetória, SNCT tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.

twitterFacebookmail