Fiocruz Bahia lança ação sobre orientações e cuidados para pessoas com doença falciforme em tempos de pandemia

Getting your Trinity Audio player ready...

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre a doença falciforme, a Fiocruz Bahia inicia nesta sexta-feira, 19, o lançamento de uma série de vídeos informativos voltados para as pessoas nesta condição. A iniciativa integra o projeto intitulado ‘Divulga doença falciforme’, promovido pelo Instituto Gonçalo Moniz (IGM), em parceria com profissionais da saúde, pesquisadores e pessoas com doença falciforme.

Desenvolvida no âmbito do projeto Divulgação Científica para Pessoas com Doença Falciforme e seus Familiares, apoiado pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz, a ação propõe a divulgação de informação segura, de forma simples e acessível, através das páginas nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram, onde serão compartilhadas orientações, dicas e cuidados com a saúde da pessoa com doença falciforme, especialmente durante o período de pandemia da Covid-19. Entre os temas abordados estão o diagnóstico da doença, hábitos que reforçam a imunidade e tratamentos, e a relação entre a doença falciforme e o coronavírus no contexto da pandemia.

A doença falciforme é uma enfermidade genética com prevalência mundial elevada, principalmente na população africana ou de origem africana. Ela afeta a molécula de hemoglobina, presente nas hemácias e responsável pelo transporte do oxigênio. A condição do traço falciforme, que não provoca nenhum sintoma clínico, acontece quando a pessoa herda o gene da hemoglobina variante S (HbS) de um dos pais e o gene da hemoglobina normal A (HbA) do outro. No caso da anemia falciforme, forma mais grave da doença, o indivíduo herda o gene HBS de ambos os pais.

A Fiocruz ocupa posição de destaque na produção de pesquisas sobre a doença falciforme e seus impactos perante a sociedade, promovendo projetos multidisciplinares que possibilitam a sensibilização da comunidade com relação aos vários eventos clínicos que acometem os indivíduos com a doença, sua origem, os cuidados e atenção necessários ao acompanhamento dos pacientes.  As pesquisas abordam ainda as principais estratégias necessárias à educação dos familiares que lidam no seu dia a dia com a doença, como é o caso do Laboratório de Investigação em Genética e Hematologia Translacional (LIGHT), do IGM.

twitterFacebookmail