Fiocruz Bahia lamenta o falecimento do servidor Adilson da Hora Sampaio

Getting your Trinity Audio player ready...

A Fiocruz Bahia lamenta profundamente o falecimento do servidor Adilson da Hora Sampaio, ocorrido na segunda-feira, (21/07). O sepultamento será realizado nesta quarta-feira (23/07), no Cemitério Jardim da Saudade, às 15h. O velório terá início às 12h, na capela C. 

Adilson Sampaio era Analista de Gestão em Saúde da Fiocruz Bahia e atuava à frente da Gestão de Compras. O servidor também integrava o Núcleo Pró-Equidade de Gênero e Raça e a banca de heteroidentificação da unidade. Durante a sua trajetória, foi coordenador financeiro regional da Associação dos Servidores da Fundação Oswaldo Cruz (Asfoc), de 2009 a 2011, e de atividades associativas de 2012 a 2014, além de coordenador geral da no triênio 2015-2017. 

O diretor da Fiocruz Bahia, Valdeyer Reis, lamentou, em nome de toda a comunidade da unidade, a perda precoce do servidor. “Adilson Sampaio sempre foi uma pessoa muito querida por todos, um profissional exemplar e uma liderança natural nas várias dimensões da sua vida.  Atencioso, íntegro, competente e sempre disposto a ajudar, deixou sua forte marca pelo comprometimento com o trabalho e pelo respeito com todos ao redor. Essa perda tão precoce nos toca profundamente. A nossa solidariedade à família, amigos e colegas, desejando força e serenidade para enfrentar esse momento difícil”, afirmou. 

O presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Mário Moreira, diretores de outras unidades, coordenadores de diversas áreas da Fiocruz e colegas que o conheciam também manifestaram solidariedade aos familiares e colegas da Fiocruz.

Nas redes sociais, instituições como a Asfoc e a Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia — de onde Sampaio era egresso do Mestrado e Doutorado Profissional em Administração do NPGA/EAUFBA, publicaram nota de pesar. 

Doutor em Administração pelo NPGA da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), realizou estágio de Pesquisa Doutoral no Instituto Mundial para Pesquisa sobre Desenvolvimento Econômico da Universidade das Nações Unidas (UNU-WIDER), no programa de PhD online “Visiting Fellowship”. Era também mestre em Administração pelo mesmo programa da UFBA.

Em 2022, foi agraciado com o “Prêmio 19 de Março”, no 18º Congresso Brasileiro de Pregoeiros, na categoria “Melhor Artigo sobre Pregão Publicado no Ano de 2022”. Em 2023, foi homenageado na edição do Trajetórias Negras na Fiocruz, que reúne trabalhadoras e trabalhadores negros da instituição para compartilharem suas vivências profissionais e pessoais, e refletirem sobre o racismo estrutural e as desigualdades raciais enfrentadas no cotidiano.

twitterFacebookmail
[print-me]