Fiocruz Bahia firma parceria com ONG de apoio a crianças com microcefalia

Getting your Trinity Audio player ready...

A Fiocruz Bahia vai firmar um acordo interinstitucional com a organização não governamental (ONG) aBRAÇO a Microcefalia, que acompanha crianças com a síndrome congênita do vírus Zika. A presidente da ONG, Joana Passos, participou de uma reunião realizada na Fiocruz Bahia para celebrar a parceria. O encontro foi realizado no dia 30 de outubro e contou com a presença da diretora da Fiocruz Bahia, Marilda de Souza Gonçalves, da pesquisadora Isadora Siqueira, e da enfermeira da aBRAÇO e participante do projeto, Maria Lúcia Lage.

A aBRAÇO a Microcefalia é uma iniciativa que partiu de mães e profissionais de saúde, com o intuito de fortalecer a rede de mães e ampliar o cuidado às crianças com microcefalia e às suas famílias. Hoje, a ONG acolhe mais de 260 crianças e suas famílias, que são moradoras de Salvador e região metropolitana.

“Para a gente é importante ter parceria com uma instituição como a Fiocruz para aumentar o apoio às famílias, além de fortalecer e dar credibilidade ao nosso trabalho. Esse convênio também pode vir a estimular o fomento de outros projetos”, comentou Joana Passos.

O acordo faz parte de um projeto de Isadora Siqueira, que acompanha crianças com a síndrome congênita do vírus Zika desde 2016. Realizado em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), através do Centro de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (CEPRED), agora o projeto será ampliado com a participação da aBRAÇO.  

Isadora Siqueira desenvolve estudos relacionados à infecção congênita por vírus Zika e Chikungunya e participa de dois consórcios relacionados a pesquisa desses vírus, um nacional, o Consórcio Coortes Brasil, e o ZIKAction, no âmbito internacional. De acordo com a pesquisadora, o objetivo final desse projeto é construir um panorama de longo prazo sobre os risco de saúde e complicações apresentadas por essas crianças, que hoje estão na faixa etária dos 4 anos.

“Nosso primeiro estudo foi em uma maternidade de Salvador, nós coletamos informações sobre esses bebês como quais as complicações que eles vêm apresentando e qual a necessidade que eles têm de serviços de atendimento de saúde. Agora, nós buscamos o apoio da aBRAÇO para levar esse projeto até eles também”, explicou a pesquisadora.

 A aBRAÇO a Microcefalia

– Contato:
71 99630-7875
contato@abracoamicrocefalia.com.br

– Endereço:
Rua Góes Calmon, 10, Saúde. Salvador, Bahia

– Site e Redes Sociais:
www.abracoamicrocefalia.org.br
@abracomicrocefalia 

Como fazer doações de apoio a aBRAÇO a Microcefalia? 
Acesse: www.risu.com.br/doar/abraco-a-microcefalia

twitterFacebookmail