Fiocruz Bahia encerra o ano com reunião de Balanço Anual

Getting your Trinity Audio player ready...

Finalizando as atividades do ano, foi realizada na segunda-feira (16/12) a Reunião de Balanço Anual 2019 da Fiocruz Bahia. A reunião contou com um público de cerca de 120 pessoas, entre pesquisadores, servidores, colaboradores e estudantes da instituição. O vídeo institucional de Natal foi exibido ao final da cerimônia.

A diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves, abriu sua apresentação agradecendo aos vice-diretores da instituição: Camila Indiani, Vice-diretora de Pesquisa; Patrícia Veras, Vice-diretora de Ensino; e Valdeyer Galvão, Vice-diretor de Gestão, pela colaboração ao longo do ano. A diretora também agradeceu o apoio recebido pela Presidente da Fiocruz, Nisia Trindade, e aos Vice Presidentes, que foram fundamentais para a realização de todas as atividades.

Para a diretora, o balanço anual, além possibilitar o relato sobre o que ocorreu na instituição durante o ano, também dá a oportunidade para se agradecer aos colaboradores que desenvolvem suas atividades no dia-dia da instituição e que contribui para a manutenção do padrão de qualidade dos trabalhos do instituto.

Marilda Gonçalves falou sobre as dificuldades em 2019 para a ciência, com as restrições orçamentárias, mas que, no entanto, foi um ano bastante produtivo. “Estamos aqui para que a Fiocruz Bahia funcione cada vez melhor e possamos continuar a ter orgulho de ser Fiocruz”, declarou.

A produção científica foi um dos destaques deste ano. Até novembro, foram publicados 162 artigos, sendo 51 open access. O fator de impacto cresceu por mais um ano, chegando a 4,8 em 2019, e 95% dos artigos tiveram fator de impacto maior que 1,3, sendo publicados em revistas com alta confiabilidade, como PLoS, Frontier, BMC e Nature (Scientific Reports). Outro destaque do ano foi o treinamento para o uso do laboratório de Nível de Biossegurança Nível 3 (NB3), além da aquisição de novos equipamentos e reforma estrutural do local.

Em relação ao ensino, foram 173 alunos matriculados nos programas de pós-graduação, sendo 93 no Programa de Pós-Graduação em Patologia (PgPAT – UFBA/Fiocruz Bahia) e 77 no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI). Além disso, a Fiocruz Bahia ofertou cursos como o de Divulgação Científica e eventos como o Papo Acadêmico, visando manter aberto o canal de comunicação com os alunos do instituto.

No âmbito de Gestão do Trabalho, em 2019 foram realizadas, através do projeto Rede Diálogos, palestras para o público interno e externo sobre diversos temas relacionados a saúde, como alimentação, educação financeira e saúde mental. Em relação às capacitações, estas foram realizadas por servidores da gestão e servidores em Atividade de Pesquisa da Fiocruz Bahia.

Esse ano, também ocorreu o Fiocruz Pra Você, evento realizado no Parque da Cidade, que contou com a participação de 52 discentes e um público externo de mais de 3000 pessoas, que visitaram o local. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em 2019, ofertou atividades de divulgação científica a 600 estudantes de escolas públicas e privadas, também foi mencionada.

Confira a cobertura fotográfica do evento:

 

twitterFacebookmail