Fiocruz Bahia discute desenvolvimento de líderes e impactos nas relações de trabalho

Getting your Trinity Audio player ready...

A Fiocruz Bahia realizou uma roda de conversa sobre o desenvolvimento de líderes e impactos nas relações de trabalho. A psicóloga, analista junguiana e doutora em educação, Angelita Menezes, mediou a atividade, na sexta-feira, 01 de março, promovida para a divulgação do Projeto de Desenvolvimento de Lideranças, desenvolvido pelo Serviço de Gestão do Trabalho (SGT) e o Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUST).

Angelita Menezes diz que a roda foi uma experiência rica, que teve uma adesão importante e que a proposta é o desenvolvimento de líderes construído por um coletivo de inteligência, que se ajude no desenvolvimento de potencialidades de liderança, tanto para a vida pessoal quanto para a vida laboral. “Não só para quem vai exercer cargos de liderança necessariamente, mas para aprender a conviver com os colegas de trabalho, com as potencialidades, transformando-os em desenvolvedores de pessoas, independente do cargo que ocupe, da forma de contratação que tenha, mas que possa se ver e se encontrar como potencial para liderar no sentido subjetivo ou objetivo da palavra”, destaca.

De acordo com Ariadne Luz, do Núcleo de Saúde do Trabalhador, os organizadores ficaram felizes com a participação de todos e esperam a adesão no processo de formação que será promovido pelo projeto. “A realização destas rodas de conversas promove espaços de escuta e transmissão de conhecimentos, tanto do palestrante, quanto dos participantes. Nessa roda destacamos a importância do reconhecimento dos aspectos subjetivos do papel do líder e os impactos dessa liderança nas relações, fornecendo assim, ferramentas para a promoção da saúde mental no ambiente de trabalho”, ressalta.

A coordenadora do Núcleo de Excelência em Gestão de Projetos (NEGP), Andrezza Souza, participou da atividade e acredita ser relevante a realização de espaços com esse tema e objetivo. “Achei a roda muito interessante. A Fiocruz Bahia está buscando, com essa iniciativa, promover e apoiar ações para o desenvolvimento de competências comportamentais, éticas e socioemocionais dos seus trabalhadores, através da promoção de espaços abertos de diálogo sobre essas questões e proporcionando mais integração”, pontua Andrezza.

Para Roni Dias Vinhas, chefe do Serviço de Gestão de Infraestrutura e Logística, “a iniciativa tratou de assuntos de grande relevância para o desempenho das atividades de liderança realizadas pelos gestores da instituição”. Ele avalia ser importante promover formações como essa para as relações de chefes e suas equipes. “Traz conhecimentos e estratégias para lidar com as equipes, seja para acompanhamento das atividades do setor como também na compreensão das particularidades e problemas de cada um”, conclui.

Projeto de Desenvolvimento de Lideranças

Desenvolvido pelo Serviço de Gestão do Trabalho (SGT) e o Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUST), o Projeto de Desenvolvimento de Lideranças é voltado para gestores que atuam em cargos de liderança e demais trabalhadores interessados na temática, com vínculo formal na Fiocruz Bahia. O objetivo é desenvolver as potencialidades para atuação em autogestão do trabalho e para o exercício da liderança por meio da transferência de conhecimento e autoridade prática. Serão realizados encontros mensais de oito horas presenciais, com duração de 12 meses. As temáticas abordadas serão relacionadas a gestão de pessoas, psicologia analítica, organizacional e do trabalho, psicodinâmica do trabalho, entre outros.

Os interessados poderão se inscrever por meio do formulário disponível aqui.

twitterFacebookmail