Fiocruz Bahia celebra contribuições das Plataformas Tecnológicas para a produção científica de todo o país 

Getting your Trinity Audio player ready...

Em 2025, a Rede de Plataformas Tecnológicas (RPT) da Fundação Oswaldo Cruz celebra vinte anos de contribuições para a produção científica de todo o país. A rede foi estruturada com o objetivo de oferecer suporte tecnológico para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e vigilância em saúde, otimizando os recursos de infraestrutura, de manutenção e de operação de equipamentos de maior complexidade na instituição. Esta rede também está acessível para cientistas de outras instituições públicas e privadas.

As contribuições da Fiocruz Bahia e das equipes atuantes nas plataformas foram celebradas durante os dias 01 e 02 de outubro, no II Simpósio da Rede de Plataformas Tecnológicas (RPT) da Fiocruz,  realizado no Museu da Vida, no Rio de Janeiro. O evento reuniu cerca de 250 profissionais da instituição de diferentes unidades e regiões do país para discutir os rumos da pesquisa e da inovação em saúde no Brasil.

Durante o evento, a coordenadora das Plataformas de Serviço da Fiocruz Bahia, Adriana Lanfredi e a pesquisadora Marilda Gonçalves – pioneira na implementação da rede e coordenadora da primeira plataforma de genômica da Fiocruz Bahia, foram homenageadas. 

Marilda Gonçalves, falou sobre a importância de a RPT assumir papel protagonista na busca por autonomia e soberania tecnológica e destacou a importância das contribuições de Adriana Lanfredi para a estruturação e o desenvolvimento das plataformas da Fiocruz Bahia nos  últimos anos. “Vejo a Rede de Plataformas dar um salto fenomenal quando presta serviços e quando contribui para o desenvolvimento tecnológico. A Rede é um sucesso excepcional, mas precisamos evoluir quando avaliamos que temos equipamentos que se tornam obsoletos rapidamente. É cada vez mais caro fazer manutenção e comprar insumos, então precisamos pensar em modelos que deem conta desse desafio. Desejo vida longa à RPT e que esse sucesso perdure por muitos anos”, disse. 

Segundo Adriana Lanfredi, a Rede de Plataformas foi essencial para consolidação e atendimento às pesquisas dos estudantes e pesquisadores da Fiocruz Bahia e de outras instituições através da prestação de serviços em diversas áreas. “A homenagem que recebemos na comemoração dos 20 anos da RPT mostra nossa importância e reconhecimento desde sua existência.  Nossa equipe e pesquisadores agradecem todo suporte da RPT”, afirmou.

Na Fiocruz Bahia, as plataformas atuam no apoio diagnóstico especializado, em parceria com alguns Hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), disponibilizando profissionais qualificados e uma infraestrutura moderna. A unidade conta com as seguintes plataformas: Plataforma Tecnológica de PCR em Tempo Real; Plataforma de Sequenciamento de DNA; Plataforma de Citometria de Fluxo; Plataforma de Bioinformática; Serviço de Histotecnologia; Serviço de Microscopia; Biotério e Biobanco. 

Por Dalila Brito - Fotos: Plínio

twitterFacebookmail
[print-me]