Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Fiocruz Bahia comemorou nesta segunda-feira (26/05), 68 anos de contribuições para a saúde pública, cumprindo a missão de promover a melhoria da qualidade de vida da população através da geração e difusão de conhecimento científico e tecnológico no estado da Bahia e no Brasil.
O evento, realizado no auditório Sonia Andrade, contou com a presença de autoridades, funcionários, estudantes, pesquisadores e demais colaboradores da instituição. A comemoração também contou com a presença do subsecretário da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Paulo José Bastos Barbosa, representando o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; da coordenadora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia-UFBA, Renata Meira Veras, representando o reitor Paulo César Miguez de Oliveira; do Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Atson Carlos de Souza Fernandes, representando a reitora Maria Luisa Carvalho Soliani e do diretor eleito da Fiocruz Bahia, Valdeyer Galvão dos Reis.
Durante a abertura do evento, a diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves, agradeceu a parceria de todos que contribuem para o funcionamento da unidade, executando um trabalho de excelência. “Celebrar os 68 anos do Instituto Gonçalo Moniz é muito mais que uma cerimônia, é um reencontro com o passado, uma escuta atenta das memórias e uma afirmação do presente como espaço de síntese, de cultura e de projetos. O nosso muito obrigado a todos que nesses 68 anos ajudaram a construir o IGM de hoje”, afirmou.
Em seguida, Valdeyer Galvão dos Reis, diretor eleito da Fiocruz Bahia, falou da importância da instituição para toda a sociedade, reforçando o compromisso com a sociedade. “Que esses 68 anos reavivem esse nosso compromisso com a ciência, a tecnologia e a saúde. E que nos faça ter cada vez mais respostas aos desafios, com integridade, rigor científico e compromisso com a equidade”, disse.
O Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Atson Carlos de Souza Fernandes, ressaltou a parceria da Escola Bahiana de Medicina com a Fiocruz Bahia. “A nossa parceria já tem, pelo menos, 24 anos. E o que podemos desejar é que ela se prolongue pelos próximos anos”, afirmou.
A coordenadora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA, Renata Meira Veras, também destacou a parceria e o apoio mútuo entre a Fiocruz Bahia e a UFBA, desejando que a cooperação continue se prolongando. “É uma alegria estar aqui compartilhando esse momento com vocês. Eu desejo muitos anos de companheirismo entre as duas instituições”, declarou.
O representante do governador da Bahia, Paulo José Bastos Barbosa, agradeceu a colaboração da Fiocruz Bahia ao longo dos anos, destacando o compromisso com o Sistema Único de Saúde. “Celebrar 68 anos já é um motivo de alegria, mas celebrar os 68 anos de uma instituição pública com a trajetória que tem a Fiocruz Bahia é um motivo especial de alegria. Por isso, em nome do governador e da nossa secretária de Saúde, Roberta Santana, eu trago esse enfático parabéns”, exclamou.
Durante a cerimônia, os convidados relembraram a atuação do vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Aurélio Krieger, que faleceu no dia 28 de abril, aos 60 anos. Durante as falas, os participantes ressaltaram a sua dedicação e comprometimento com a saúde pública.
Outro momento marcante foi a homenagem à diretora Marilda Gonçalves, que está prestes a encerrar o seu mandato. O discurso de homenagem foi proferido pelo servidor Adilson da Hora Sampaio, membro do Núcleo Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz Bahia, que falou sobre a representatividade da diretora e o seu compromisso com as questões de equidade durante a sua gestão. “Muito obrigado pela sua defesa inconteste dos ideais de equidade que a senhora estabeleceu em seus dois mandatos”, declarou.
A programação contou ainda com a exibição do primeiro episódio da Websérie Mãos de Mulher, que presta uma homenagem às mulheres cientistas da unidade, e com a exibição do teaser de apresentação de uma série de entrevistas de servidores antigos que ajudaram a construir a memória institucional.
Por fim, foi realizada a inauguração da galeria de dirigentes e diretores do IGM, com a cerimônia de descerramento da placa.





















Por Dalila Brito | Fotos: Dalila Brito