Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Programa de Saúde Mental da Universidade Federal da Bahia – PsiU/UFBA será apresentado à comunidade da Fiocruz Bahia, no dia 29 de março, no Auditório Aluízio Prata, às 14 horas. O evento será ministrado pelo psiquiatra, psicanalista e coordenador do programa, Marcelo Veras. Uma parceria entre a Fiocruz Bahia e a UFBA foi realizada visando o acolhimento, pelo PsiU, de estudantes dos programas de Iniciação Científica (PROIIC), Pós-graduação em Biotecnologia, Saúde e Medicina Investigativa (PGBSMI) e de Pós-graduação em Patologia (PGPAT), além dos servidores da instituição.
O PsiU foi lançado em abril de 2017, a partir de debates e encontros sobre saúde mental promovidos pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (PRODEP) da UFBA, com o objetivo de dar visibilidade e discutir questões relacionadas à saúde, ao bem-estar e à convivência com as diferenças dentro da comunidade universitária. Desde 2018, o serviço, criado para acolher inquietações que estejam afetando a saúde mental de estudantes e trabalhadores da UFBA, foi estendido aos estudantes e servidores da Fiocruz Bahia, nas mesmas condições oferecidas à comunidade universitária.
O Plantão de Acolhimento do Programa conta com uma equipe de profissionais capacitados para oferecer uma escuta qualificada de questões pontuais e urgentes que causam angústia e tensões aos membros da comunidade atendida, sem necessidade de marcações, inscrição ou cadastro. O PsiU não disponibiliza tratamento de saúde mental, mas pode realizar um acolhimento estendido com duração média de quatro a oito encontros. Caso haja necessidade de um acompanhamento mais prolongado, a demanda será trabalhada e a pessoa será encaminhada para um atendimento em rede de saúde mental.
O acolhimento presencial funciona nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 09h às 17h, e na quarta-feira, das 09h às 12h. Além do plantão de acolhimento, pessoas angustiadas podem conversar com um profissional da equipe via aplicativo de mensagem instantânea (WhatsApp 71 99911- 2828), nos casos de demandas ou necessidades urgentes. O contato com o PsiU também pode ser feito via Facebook e Instagram.
Plantão de Acolhimento do PsiU/UFBA
Como: Atendimento de acolhimento gratuito para estudantes e servidores da Fiocruz Bahia, sem necessidade de marcação.
Quando: Segundas, terças, quintas e sextas, das 09h às 17h, e na quarta-feira, das 09h às 12h.
Onde: sede da PROAE, Rua Caetano Moura, 140 – Federação.
Contatos: (71) 99911- 2828 (whatsApp), Facebook e Instagram.