Fio-Chagas vai realizar reunião com grupos técnicos do Brasil

Getting your Trinity Audio player ready...

Para iniciar as discussões do Dia Mundial da Doença de Chagas, cujo marco é o dia 14 de abril, o Programa em Pesquisa Translacional em Doença de Chagas da Fiocruz (Fio-Chagas) irá realizar a I Reunião Anual dos Grupos Técnicos (GT) em Doença de Chagas do Brasil. O evento será online, através da plataforma Zoom, com transmissão pelo canal de Youtube da Fiocruz, e ocorrerá no dia 5 de abril, das 8h30 às 13h. A Reunião é realizada por meio de parceria com o GT em Doença de Chagas do Ministério da Saúde.

O objetivo do encontro é promover a troca de experiências entre os pesquisadores dos grupos técnicos de quaisquer estados e municípios voltados ao combate da doença. Nesta primeira edição, serão compartilhadas as experiências dos GTs da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco e Tocantins. Serão abordadas os erros e acertos do trabalho realizado. Segundo Fred Luciano Neves Santos, pesquisador da Fiocruz Bahia e coordenador do Fio-Chagas, este evento é de extrema relevância para a ampliação do combate à doença de Chagas no país. “Será um troca de experiências entre estados e municípios. Esperamos que os participantes compartilhem as suas vivências e, muitas delas, possam ser adotadas por outros grupos”, comentou.

Na parte da manhã, o evento contará com a palestra do médico e consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) Pedro Albajar Viñas, com o tema “Comunicação, interoperabilidade e comparabilidade no tempo e no espaço para a detecção precoce e acompanhamento na Doença de Chagas”; e com a palestra da pesquisadora da Fiocruz Minas Gerais Lileia Gonçalves Diotaiuti, sob o tema “Saúde única é solução para a falta de prioridade do controle de triatomíneos?”.

twitterFacebookmail