Expressão de microRNAs influenciam no prognóstico da leishmaniose cutânea, aponta pesquisa

Um estudo realizado por pesquisadores da Fiocruz Bahia identificou o perfil de microRNAs expresso nas lesões ativas de pacientes com leishmaniose cutânea localizada (LCL), causada por Leishmania braziliensis. Utilizando uma análise que integra dados globais de expressão gênica publicamente disponíveis, o estudo comparou amostras de biópsias de lesões cutâneas de pacientes com LCL e pele saudável. Com isso, foi identificado o perfil de microRNAs expressos durante a doença. Estas pequenas moléculas de RNA não são codantes, mas regulam, em nível pós-transcricional, a expressão de genes que podem estar implicados na manifestação clínica da doença.

Os resultados da pesquisa estão descritos no artigo Integrated Analysis Reveals That miR-193b, miR-671, and TREM-1 Correlate With a Good Response to Treatment of Human Localized Cutaneous Leishmaniasis Caused by Leishmania braziliensis, publicado em 04 de abril, na revista Frontiers in Immunology. A Leishmaniose Cutânea Localizada é uma doença crônica causada por parasitas protozoários do gênero Leishmania, transmitida por picadas de flebótomos infectados, sendo caracterizada por lesões cutânea ulceradas causadas, predominantemente, pela resposta inflamatória descontrolada. É endêmica no estado da Bahia, com mais de 1.000 casos reportados apenas no ano de 2017.

A equipe liderada pela pesquisadora da Fiocruz Bahia Natalia Tavares, composta pelos pesquisadores Pablo Rafael Oliveira, Claudia Brodskyn, Pablo Ivan Ramos, Aldina Barral, Viviane Boaventura, Ricardo Khouri, pela doutoranda Sara Nunes e pelos mestrandos Icaro Bonyek Silva e Mariana Ampuero, investigou o envolvimento de miRNAs e seus genes alvos na LCL humana usando conjuntos de dados disponíveis publicamente, em um repositório chamado “Gene Expression Omnibus (GEO)”, o qual hospeda estudos e mapeamentos genéticos. Os resultados também foram validados em novas amostras de biópsias de pacientes provenientes de outra área endêmica no estado da Bahia.

Descobertas

Os resultados do estudo apontam que a expressão dos miRNAs miR-193b e miR-671 está fortemente associada aos seus genes alvo, TREM1, CD40 e TNFR, sugerindo um papel importante desses miRNAs na regulação da expressão de genes relacionados à resposta inflamatória. Além disso, a análise revelou que a tríade miR-193b/miR-671/TREM1 se correlaciona apenas em pacientes que apresentam cura clínica mais rápida (até 59 dias), o que não acontece em pacientes que necessitam de maior tempo e, consequentemente, mais ciclos de tratamento para alcançar a cura clínica (acima de 60 dias).

Sabendo que esses miRNAs podem regular a resposta inflamatória e influenciar o tempo de cicatrização, os achados da pesquisa revelam o potencial destas moléculas em determinar o desfecho e também para o prognóstico da doença nos pacientes. No futuro, de acordo com os autores do artigo, estudos mais detalhados devem confirmar se a tríade miR-193b/miR-671/TREM1 pode ser aplicada como biomarcador de prognóstico para a leishmaniose cutânea localizada. Além disso, testes futuros sobre esta via podem gerar novas alternativas terapêuticas não apenas para a LCL humana, mas para outras doenças de pele nas quais a inflamação também tem papel prepoderante.

O grupo segue dando continuidade a esta linha de pesquisa, investigando os mecanismos de ação dos microRNAs identificados, não apenas na LCL, mas também em outras doenças inflamatórias de pele, tais como psoríase e lúpus, ampliando as possibilidades de aplicação destes achados.