Estudo publicado na Medical Physics faz análise de métodos para obtenção de qualidade em imagem clínica

Getting your Trinity Audio player ready...

17-Optimization-of-oncological--Um estudo realizado pela pesquisadora da Fiocruz Bahia, Milena Soares, publicado na revista Medical Physics, descreve métodos para alcançar uma qualidade consistente da imagem em tomografia oncológica por emissão de pósitrons computadorizada (PET/TC), através do uso de do radiofármaco fluordesoxiglicose (18F-FDG).

O artigo Optimization of oncological 18F-FDG PET/CT imaging based on a multiparameter analysis delineia um método analítico e individualizado para alcançar uma qualidade de imagem sempre homogênea em PET, pois o aumento da quantidade de ruído nas imagens pode influenciar na acurácia diagnóstica. Desta forma, a pesquisa fornece descrições das técnicas para obtenção de resultados qualificados e de forma individualizada.

No estudo, uma menor variabilidade da qualidade das imagens de tomografia oncológica em uma máquina de alta performance foi obtida a partir da análise das relações existentes entre a quantidade de medicamento, características individuais de cada paciente e tempo de aquisição das imagens. A metodologia proposta na pesquisa pode ser usada por centros de PET/TC para padronizar protocolos, uniformizar os resultados, gerindo melhor o paciente, realizando operações de baixo custo e com menor exposição à radiação.

Para a obtenção dos resultados, foram analisados dados oncológicos de varredura das tomografias computadorizadas de 58 indivíduos, obtendo-se 696 imagens, a fim de atingir curvas analíticas que revelassem a qualidade da imagem. Os pesquisadores alcançaram melhores resultados (baixo nível de ruídos) mantendo doses de radiação 18F-FDG as mais baixas possíveis, com variações de acordo à massa corporal dos pacientes.

O estudo é um trabalho de tese de doutorado de Vinícius de Oliveira Menezes, pelo programa da RENORBIO, e contou com a participação de pesquisadores do Hospital São Rafael (Salvador-BA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Maceió-AL), Yale University School of Medicine (EUA), University of Pisa (Itália) e Fundación Centro Diagnóstico Nuclear (Argentina).

Clique aqui para ler o artigo completo, publicado em fevereiro de 2016.

 

twitterFacebookmail