Estudo identifica bioassinaturas de complicações em comorbidade Diabetes-Tuberculose

Getting your Trinity Audio player ready...

28 08 TBDM Bruno AndradePublicada na Scientifc Reporters, no dia 17 de abril, a pesquisa descrita no artigo “Systems Immunology of Diabetes-Tuberculosis Comorbidity Reveals Signatures of Disease Complications” teve como foco a inflamação neutrofílica e as vias de complicações diabéticas no contexto da morbidade e mortalidade associada à tuberculose. Dentre os autores do estudo estão os pesquisadores da Fiocruz Bahia Bruno Andrade e Kiyoshi Fukutani.

A diabetes mellitus aumenta o risco de tuberculose e se associa resultados terapêuticos adversos, mas as interações patológicas entre essas doenças ainda são pouco compreendidas. Diante deste cenário, os pesquisadores realizaram uma análise integrativa da expressão de genes de sangue total e de plasma, comparando pacientes do sul da Índia com tuberculose, com ou sem diabetes, e, para controles, diabéticos e não-diabéticos sem tuberculose.

Em ensaio realizado com o Luminex para citocinas plasmáticas e fatores de crescimento, resultados delinearam uma bioassinatura distinta na comorbidade diabete-tuberculose. O perfil de transcrição revelou elementos em comum com assinaturas de tuberculose publicadas de coortes que excluíram pacientes com diabetes. A contagem de neutrófilos correlacionou-se com o grau de perturbação molecular, especialmente em pacientes com tuberculose e diabetes.

O índice de massa corporal e o colesterol HDL foram negativamente correlacionados com o grau de perturbação molecular. As vias de complicações diabéticas, incluindo várias vias ligadas à reprogramação epigenética, foram ativadas no tuberculose-diabetes acima dos níveis observados com diabetes apenas. Trata-se do primeiro estudo em transcriptoma no contexto de tuberculose e diabetes, e os resultados apontam para identificação da inflamação neutrofílica e reprogramação epigenética como eventos importantes associados a esta comorbidade. O grupo no momento está realizando um estudo multicêntrico envolvendo a Índia, o Brasil e a África do Sul para tentar traçar um aspecto mais definitivo sobre as assinaturas moleculares da tuberculose e diabetes com a finalidade de identificação de potenciais alvos terapêuticos.

Leia aqui o artigo na íntegra.

twitterFacebookmail