Estudante é premiado na primeira etapa do Prêmio Capes de Tese 2023

Getting your Trinity Audio player ready...
Thiago Silva teve a tese premiada na primeira etapa.

A CAPES divulgou o resultado preliminar do Prêmio CAPES de Tese 2023, no dia 14 de agosto. Foram 49 teses premiadas na primeira etapa, categorizadas por área do conhecimento. Thiago Silva, estudante de doutorado, que teve orientação de Viviane Boaventura e coorientação de Manoel Barral, ambos pesquisadores da Fiocruz Bahia, foi premiado na área de Medicina I. O trabalho, intitulado “Saúde digital para monitoramento da eficácia das vacinas contra a COVID-19 no Brasil”, foi defendido em 2022, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Com 1.469 trabalhos, essa edição do prêmio teve o maior número de inscritos nos 19 anos de concurso que reconhece as melhores teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação brasileiros. Dentre as premiadas na primeira etapa, três irão receber o Grande Prêmio CAPES de Tese – um por cada Colégio: Ciências da Vida, Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar – que será divulgado em novembro. A solenidade de entrega do Prêmio CAPES de Tese ocorrerá em dezembro.

A tese de Thiago Silva avaliou a efetividade das vacinas contra Covid-19 utilizadas no Brasil, analisando os desfechos de infecção sintomática, hospitalização e óbito. Bancos de dados nacionais referentes à vigilância de síndrome gripal, síndrome respiratória aguda grave e administração de vacinas contra Covid-19 foram utilizados para avaliar a efetividade vacinal entre janeiro de 2021 e abril de 2022. Os resultados mostraram um alto nível de proteção das vacinas contra desfechos graves causados pela Covid-19, a queda na proteção decorrente das variantes do SARS-CoV-2 e do tempo pós-vacinação e identificaram grupos prioritários para doses de reforço.

Durante seu doutorado, foram publicados sete artigos com primeira autoria, em revistas científicas de alto impacto, como a Lancet, Lancet Infectious Disease, Nature Medicine, Nature Communications e PLoS Medicine. Ele também colaborou em vários projetos de enfrentamento da pandemia, incluindo o serviço Telecoronavírus, da Fiocruz Bahia e UFBA em parceria com o Governo da Bahia. “Thiago cursou medicina enquanto fez o PhD, o que já é um grande desafio considerando as demandas da graduação. Esse prêmio é um reconhecimento pela sua dedicação à ciência, que trouxe resultados tão expressivos”, comemora Viviane Boaventura.

Thiago conta que a jornada que culminou na conquista do prêmio foi repleta de dedicação, desafios, renúncias e aprendizados. “O prêmio celebra a trajetória que trilhei, com seus altos e baixos, até alcançar este patamar; ao lado de mentores que me guiaram com sabedoria e humanidade pela trajetória acadêmica e com o inestimável suporte da minha família, que esteve ao meu lado em todos os momentos”.

Para ele, essa distinção não é apenas um marco pessoal, mas um reconhecimento do esforço conjunto do Projeto VigiVac, da Fiocruz Bahia. “Sinto-me profundamente honrado por esta premiação e permanecerei comprometido em contribuir de forma significativa para a ciência e a sociedade como um todo. O futuro reserva desafios ainda maiores, mas estou inspirado e impulsionado por esta honra a prosseguir com determinação”, conclui.

*Com informações do CGCOM/CAPES

twitterFacebookmail