Estudante de Iniciação Científica da Fiocruz Bahia é indicada a prêmio do CNPq

Getting your Trinity Audio player ready...

Bolsista de Iniciação Científica da Fiocruz Bahia foi classificada para o 21º Prêmio Destaque do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto “Avaliação de proteínas recombinantes para produção de um teste rápido para o diagnóstico da leishmaniose visceral canina e humana” concorre na categoria Iniciação Científica, e foi desenvolvido por Luana Aragão dos Santos, Biomédica e discente do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da UFBA, no Laboratório de Interação Parasito-Hospedeiro e Epidemiologia (LaIPHE), sob orientação da pesquisadora Deborah Fraga e coorientação do doutorando Matheus Silva. Também foram classificados mais cinco bolsistas de outras unidades da Fiocruz.

Serão premiados até nove bolsistas, três para cada categoria, uma para cada grande área do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Além disso, uma instituição que receberá o mérito institucional. O resultado do prêmio será divulgado no final de abril de 2024.

Luana dos Santos explica que o trabalho avalia as proteínas produzidas pelo grupo de pesquisa, através de ferramentas de bioinformática e experimentos para geração de um teste rápido para leishmaniose visceral como produto final. “Os resultados da pesquisa apontam que as proteínas apresentam altas sensibilidades e especificidades, com potencial para diminuir a reatividade cruzada e possuem epítopos lineares que poderão ser usados na construção de um antígeno quimérico para a produção de um teste rápido que possa aperfeiçoar o diagnóstico da leishmaniose visceral canina e humana no Brasil, podendo ser um candidato à substituição do atual teste rápido preconizado pelo Ministério da Saúde”, explica.

A estudante diz ainda que está emocionada com a indicação ao prêmio. “É um reconhecimento enorme da minha dedicação e da pesquisa que estou desenvolvendo. O prêmio é extremamente relevante e ser selecionada para concorrer já é uma vitória que eu sempre almejei”, ressaltou Luana.

Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

O CNPq criou o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica em 2003 para reforçar as ações e premiar os bolsistas de iniciação científica dos programas institucionais. Inicialmente contava com duas categorias: bolsista de Iniciação Científica e Mérito Institucional. Com o objetivo de premiar os trabalhos de destaque entre os bolsistas de Iniciação Científica do CNPq, considerando os aspectos de relevância e de qualidade de seu relatório final de pesquisa, além de premiar as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que contribuíram de forma relevante para o alcance das metas do programa. Ao longo dos anos foram incluídas as categorias bolsista de Iniciação Tecnológica e de Iniciação Científica Júnior.

twitterFacebookmail