Especial Dia da Vacina BCG – 1º de Julho

Getting your Trinity Audio player ready...

No Dia da Vacina BCG, comemorado em 1º de julho, a Fiocruz Bahia celebra a importância do imunizante no avanço da prevenção da tuberculose e na diminuição da mortalidade infantil pela doença. Esse ano, a vacina completa 100 anos de seu desenvolvimento e continua sendo altamente estudada, não só por sua eficácia contra as formas mais graves de tuberculose, como também para investigar como o Bacilo de Calmette-Guérin (BCG) gera proteção indireta contra outras doenças.

Criada pelos bacteriologistas Léon Calmette e Alphonse Guérin, em 1921, na França, a vacina BCG, que no Brasil é administrada nos primeiros dias de vida do bebê, protege contra o desenvolvimento de doenças graves como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar, principalmente durante os primeiros anos de vida do indivíduo. Infelizmente a sua eficácia contra as formas da doença em adultos não é tão satisfatória. Apesar disso, mesmo com o avanço da ciência e da tecnologia, a comunidade científica ainda não conseguiu criar outra vacina que substituísse a BCG, oferecendo a mesma eficácia e custo-benefício.

A Fiocruz Bahia produziu um vídeo especial sobre a vacina, com especialistas convidados. A pesquisadora Margareth Dalcolmo, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) abordou o andamento do Brace Trial Brasil (BTB), projeto coordenado pela cientista, que avalia se a BCG poderá proteger ou atenuar a Covid-19. Já a pesquisadora Leila de Mendonça Lima, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), falou sobre a importância do sequenciamento da BCG no Brasil. O pesquisador Maurício Barreto (CIDACS/Fiocruz Bahia), que coordenou a pesquisa Revac BCG, comentou sobre o estudo que envolveu mais de 300.000 indivíduos em idade escolar e levou ao fim a política de revacinação da BCG no Brasil. Devido à pandemia de Covid-19, as entrevistas foram realizadas remotamente, através do Zoom.

Todo o material comemorativo do Dia da BCG foi realizado em parceria com a pesquisadora da Fiocruz Bahia, Theolis Bessa, que lidera o Grupo de Pesquisa Clínica Fiocruz em Tuberculose. 

Confira o vídeo especial:

Veja a linha do tempo da vacina BCG, desde sua criação:

twitterFacebookmail