Encontro nacional da CAPES discute novo sistema de avaliação

Getting your Trinity Audio player ready...

Iniciou-se, ontem (18/9), o XIII Encontro de Pós-Graduação nas Áreas de Medicina I, II e III da CAPES, sediado na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), em Salvador. Da Fiocruz Bahia, estiveram presentes a diretora, Marilda de Souza Gonçalves; a vice-diretora de Pesquisa, Camila Oliveira; a vice-diretora de Ensino, Patrícia Veras; as coordenadoras dos programas de pós-graduação, Valéria Borges e Theolis Bessa, a coordenadora de Ensino, Claudia Brodskyn; além de pesquisadores e estudantes da instituição.

O encontro nacional, anual e itinerante, é destinado a coordenadores, pesquisadores, secretários, estudantes e outros profissionais envolvidos com a Pós-Graduação na área de Medicina no país. O tema norteador do evento de 2019 é “Perspectivas da Nova Avaliação Quadrienal: Mudança de Paradigma”.

Após a apresentação da camerata da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), foi formada a mesa de abertura do evento, da qual fez parte o pesquisador emérito da Fiocruz Bahia e professor titular da EBMSP, Bernardo Galvão.

O destaque do primeiro dia foi a palestra “O Sistema Nacional de Pós-Graduação: Atualidades e Perspectivas”, ministrada pela diretora de Avaliação da CAPES, Sônia Báo. Na apresentação, a professora fez um panorama do cenário nacional da pós-graduação, abordando diversas questões, dentre elas o impacto das produções científicas, a colaboração com a indústria, o aprimoramento do sistema de avaliação e propôs reflexões.

Sônia Báo também disse que, comparativamente com outros países, o Brasil precisa investir mais em ciência e tecnologia e em formação de recursos humanos qualificados. “Precisamos pensar os critérios que refletem a excelência acadêmica dos programas e como alinhá-los às políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação e ao fomento”, afirmou.

As coordenações dos programas de pós-graduação em Patologia Humana e Experimental (PGPAT – UFBA/Fiocruz Bahia) e em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PGBSMI – Fiocruz Bahia), ambos vinculados a área de concentração da Medicina II, participaram ativamente do processo de organização do evento juntamente com a Presidente da comissão organizadora, Ana Marice Teixeira Ladeia, da EBMSP.

Confira as fotos:

twitterFacebookmail