É #FAKE que fotos de multidões na Alemanha mostrem protesto contra restrições impostas pela Covid-19

Getting your Trinity Audio player ready...

Circula pelas redes sociais um conjunto de imagens que mostram milhares de manifestantes na Alemanha. A legenda diz que são fotos tiradas durante o protesto realizado em Berlim contra as restrições à circulação recomendadas por autoridades de saúde e impostas pelo governo para reduzir a propagação do novo coronavírus. A mensagem é #FAKE.

As imagens, na verdade, foram feitas em junho durante os protestos realizados pelo movimento ‘Black Lives Matter’ na Alemanha contra o assassinato de George Floyd, em Mineápolis, em 25 de maio.

Houve, de fato, uma manifestação em Berlim contra as restrições impostas para conter o coronavírus, mas ela ocorreu em 1 de agosto e reuniu um público bem menor, de cerca de 15 mil pessoas. O público era formado por uma combinação de grupos de extrema direita, pessoas contrárias à vacinação, defensores de teorias da conspiração e outros descontentes com as medidas para conter a disseminação do vírus.

Uma das imagens que circulam foi publicada no site da Aliança Solidária de Hamburgo e mostra, na verdade, pessoas reunidas em frente à prefeitura para protestar contra o racismo. Ou seja, a imagem não foi feita nem sequer em Berlim.

Outra imagem que circula junto com a mensagem falsa também foi feita durante os atos antirracismo.

Um tuíte na conta da União da Polícia Alemã feito em 6 de junho para cobrar providências das autoridades contra a aglomeração na Alexanderplatz atesta que a foto do protesto contra o racismo foi usada também fora de contexto para falar dos protestos contra o isolamento social.

Uma outra foto foi publicada em 6 de junho no Twitter de uma celebridade de Colônia, relacionada aos protestos contra o racismo na cidade, que fica mais de 500 km distante da capital.

Fonte: G1

twitterFacebookmail
[print-me]