Diretora reeleita da Fiocruz Bahia toma posse em cerimônia

Getting your Trinity Audio player ready...

A cerimônia de posse da Diretora da Fiocruz Bahia para o quadriênio 2021/2025, Marilda de Souza Gonçalves, foi realizada hoje (21/06), em formato virtual. No evento, que contou com a participação de autoridades e gestores dos campos da ciência e da saúde, foi apresentada a nova equipe da Diretoria da unidade. A pesquisadora Milena Soares será a Vice-Diretora de Pesquisa, assessorada pelo pesquisador Ricardo Riccio. A pesquisadora Claudia Brodskyn, será a Vice-Diretora de Ensino. O servidor Valdeyer Reis continua como Vice-Diretor de Gestão.

Durante a mesa de abertura, Fábio Vilas Boas, Secretário de Saúde do Estado da Bahia, parabenizou a reeleição da diretora salientando a parceria do Governo do Estado e o histórico de cooperação com a Fiocruz Bahia. “É fundamental que a gente veja a C&T como ela realmente é, algo de grande relevância. Desejo uma gestão plena de realizações. Que nós possamos sair o mais rápido da crise na saúde que o planeta está envolvido, para voltarmos a produzir ciência para todos”, declarou.

A Secretária de Ciência e Tecnologia da Bahia, Adélia Pinheiro, disse sentir enorme “orgulho e honra, por testemunharmos e compartilharmos a vivência no ambiente de ciência, tecnologia, e inovação, na Bahia, com a professora Marilda, num momento de recondução ao cargo, pelo brilhante e democrático trabalho, pela enorme parceria que ela vem realizando”.

“A posse da Dra Marilda, nesse momento do nosso país, tem uma grande simbologia, que é a da defesa da ciência, do conhecimento, da saúde e da pesquisa”, afirmou Julieta Palmeira, Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia. Fabya Reis, Secretária de Promoção da Igualdade Racial do Estado, disse que a ocasião é de celebrar a validação de um trabalho que está sendo exitoso, porque tem compromisso com a sociedade baiana e brasileira em tempos tão difíceis. “Quero celebrar a nossa diretora e pesquisadora que traz em si a marca da solidariedade, a compreensão de que em tempos adversos a nossa humanidade precisa aflorar”, ressaltou.

A Vice-Diretora de Educação da Fiocruz, Cristiani Machado, representando a Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, parabenizou a reeleição da diretora. “A Fiocruz Bahia tem uma característica muito especial por ser extremamente inovadora na pesquisa, na educação, atuando também fortemente na divulgação científica. Que essa seja uma gestão muito bem sucedida diante dos imensos desafios que teremos que enfrentar para superar essa crise de múltiplas dimensões e que possamos seguir juntos na defesa do fortalecimento do SUS, da C&T e da educação pública de qualidade, na superação das desigualdades sociais e na constituição de uma sociedade mais justa e igualitária, que é nisso que acreditamos e por isso lutamos”.

O coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Rivaldo Venâncio Cunha, fez um reconhecimento ao trabalho da Fiocruz Bahia na pandemia, durante a primeira gestão de Marilda Gonçalves. “Expresso a minha gratidão pelo trabalho que todos trabalhadores e trabalhadoras do IGM fizeram e se dedicaram nesse momento. A Fiocruz Bahia deu o melhor de suas energias e de seus conhecimentos científicos acumulados para ajudar a sociedade”, afirmou.

Zélia Profeta, representante do Fórum das Unidades Regionais da Fiocruz, mencionou a trajetória de Marilda Gonçalves como mulher negra, e destacou a expressividade dos votos na reeleição. “Essa aceitação é muito pela competência, carisma, capacidade, dignidade, pela forma como ela atua. É importante que a gente tenha mais mulheres assumindo cargos de direção em uma instituição como a Fiocruz”.

Durante sua fala, Marilda Gonçalves expressou o sentimento de pesar pelas mais de 500.000 vidas perdidas pela Covid-19 e fez um balanço da primeira gestão no quadriênio 2017-2020. “Quando nós iniciamos o quadriênio 2017, já estávamos passando por um período de restrições na educação e na ciência, entretanto experimentamos um crescimento institucional”, observou.

“Iniciamos 2020 com um grande desafio mundial em saúde pública, no qual fomos obrigados a mudar a maneira como administramos nossas vidas. Com o apoio e o trabalho em equipe de nossos pesquisadores e colaboradores, foi possível darmos respostas rápidas às várias demandas. Sinto-me honrada pela confiança que a comunidade do IGM depositou em mim, quando me elegeu para dirigir a nossa instituição no quadriênio 2021-2025”, concluiu.

O encontro, mediado por Maria Inês Rodrigues Fernandes, da Presidência da Fiocruz, contou com a presença de João Carlos Salles Pires da Silva, Reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Handerson Dourado, Diretor de Inovação da Fapesb; José Valber Meneses, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da UFBA; Fernando Luiz Vieira de Araújo, Diretor do Hemoba; e Fabiana Damásio, Diretora da Fiocruz Brasília.

Uma homenagem também foi realizada pela assessora do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz, Ilka Vilardo. Confira a cerimônia, na íntegra, disponível no canal do YouTube da Fiocruz Bahia.

 

twitterFacebookmail