Diretora da Fiocruz Bahia é homenageada em pré-congresso do 13º Abrasco

Getting your Trinity Audio player ready...

A diretora do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia), Marilda de Souza Gonçalves, foi uma das mulheres homenageadas no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, em evento que antecedeu as atividades do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão, que ocorre no Centro de Convenções Salvador. O congresso acontece entre os dias 19 e 24 de novembro e tem como tema “Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social”.

Marilda Gonçalves foi reconhecida por sua trajetória como mulher negra, pesquisadora e diretora da Fiocruz Bahia, durante a reunião “Cidacs: ciência, tecnologia e inovação na avaliação de políticas públicas e no fortalecimento do sistema único de saúde”, organizada pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos (Cidacs/Fiocruz Bahia). A homenagem foi entregue por Maurício Barreto, coordenador do Cidacs e presidente de honra do evento; Rosana Onocko Campos, presidente da Abrasco, e Isabela Cardoso Pinto, presidente do Abrascão 2022.

Para mim foi uma grande honra receber esta homenagem em um evento tão importante para a saúde pública brasileira, o 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Eu agradeço e dedico esta homenagem a população negra brasileira, que necessita de um olhar humanizado, com políticas e cuidados efetivos para a saúde, educação e bem-estar social. Nós precisamos transformar o futuro das crianças e de suas famílias, para que tenham acesso digno e adequado ao trabalho, moradia, saúde e alimentação, com uma vida sem desigualdades sociais, amparada pela justiça em reconhecimento a atuação histórica que tivemos na construção da sociedade brasileira.

A homenageada

Marilda de Souza Gonçalves possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestrado em Genética e Biologia Molecular e Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas, com doutorado Sanduíche na Medical College of Georgia (EUA). Fez pós-doutorado na Universidade da Pensilvânia (EUA). Atualmente, é Pesquisadora Titular e Diretora da Fiocruz Bahia, professora Titular da Faculdade de Farmácia da UFBA e pesquisadora de produtividade em pesquisa do CNPq.

Na pós-graduação, ensina nos cursos de Farmácia da Faculdade de Farmácia da UFBA; de Patologia da Faculdade de Medicina da UFBA realizado em Ampla Associação com a Fiocruz Bahia; de Biotecnologia e Medicina Investigativa da Fiocruz Bahia; e de Imunologia do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA. Possui experiência na área de Hematologia e Genética, com ênfase em Biologia Molecular, atuando na área de interação da genética com marcadores hematológicos, bioquímicos e imunológicos, principalmente nos seguintes temas: doença falciforme, hemoglobina fetal, anemias, leucemias e saúde materno-fetal.

twitterFacebookmail
[print-me]