Getting your Trinity Audio player ready...
|
O diretor eleito da Fiocruz Bahia, Valdeyer Galvão dos Reis, participou da cerimônia de posse dos diretores das unidades da Fiocruz para o quadriênio 2025-2029. O evento foi realizado no dia 28 de maio, no auditório de Bio-Manguinhos, na Fiocruz, no Rio de Janeiro. A cerimônia integrou as comemorações dos 125 anos da instituição e contou com a presença de autoridades, pesquisadores e representantes de instituições e universidades parceiras.
O presidente da Fiocruz, Mário Moreira, falou sobre a importância de comemorar os 125 anos da Fiocruz. “A celebração dos 125 anos da Fiocruz nos mostra que nossa história é viva, está em constante transformação, mas se orienta também pela reafirmação do projeto formulado originalmente pelas primeiras gerações de Manguinhos: o de uma instituição que alia pesquisa científica, educação, comunicação, vigilância, inovação tecnológica e produção de bens e serviços, e que fazem da Fiocruz um patrimônio nacional único, reconhecido por todas as brasileiras e brasileiros como o símbolo mais importante da ciência e da saúde pública do país”, disse o presidente da Fiocruz, Mario Moreira.
Durante a celebração, Valdeyer Reis proferiu o discurso em nome dos novos diretores e falou sobre o orgulho de poder representar os demais profissionais eleitos. “Sinto-me muito honrado e feliz pela oportunidade de tentar traduzir a voz daqueles e daquelas que hoje assumem aqui a nobre missão de conduzir e representar o coletivo de colaboradores de várias unidades da Fundação Oswaldo Cruz em todo o Brasil. Missão esta que se soma ao grande compromisso de integrar o Conselho Deliberativo de uma das instituições mais respeitadas e admiradas do país e do mundo”, disse.
Ele também falou sobre a importância das contribuições da Fundação Oswaldo Cruz para todo o país, ressaltando a atuação frente a importantes desafios da saúde pública como as epidemias de dengue, Zika, Chikungunya, febre amarela e pandemia da COVID-19. “Mais do que nunca, será essencial defender e promover os princípios democráticos, pois democracia e saúde pública devem sempre caminhar juntas. Defender a democracia é também defender o direito à saúde, o cuidado com o meio ambiente, a noção de que a saúde, é sim, única e que a produção científica é um bem público e, até mesmo por isso, a ciência se firmará mais efetivamente como caminho emancipatório, quando for produzida conjuntamente com aqueles que mais precisam dela. É igualmente necessário estar atento, refletir estrategicamente e enfrentar os efeitos das recentes mudanças na geopolítica mundial, as quais já impactam fortemente na ciência, na tecnologia e na solidariedade entre os povos”, ponderou.
O diretor finalizou desejando um bom trabalho a todos os colegas que, assim como ele, iniciam uma nova trajetória assumindo a diretoria das unidades regionais da Fiocruz. “Sigamos firmes por uma Fiocruz cada vez mais forte, justa, inclusiva, democrática, científica e inovadora e comprometida com a redução das desigualdades sociais em saúde. Parabéns a cada uma das pessoas que compõem e compuseram essa trajetória. Parabéns, Fiocruz, pelos seus 125 anos!”, completou.
Eleito com 64,1% dos votos válidos, Valdeyer Galvão dos Reis atua na instituição há quase trinta anos e já participou ativamente de sete gestões da diretoria. Graduado em ciências econômicas, sua formação acadêmica inclui especialização em gestão organizacional e desenvolvimento humano, mestrado em saúde pública com área de concentração em gestão de instituições de ciência e tecnologia em saúde e doutorado em gestão e tecnologia industrial. Paralelamente à formação acadêmica, fez diversos cursos de capacitação, dentre os quais o Programa de Desenvolvimento Gerencial (para altos gestores da FIOCRUZ) e o de desenvolvimento gerencial da Escola Nacional de Administração Pública.



Por: Dalila Brito