Diretor eleito da Fiocruz Bahia, Valdeyer dos Reis toma posse em cerimônia

Getting your Trinity Audio player ready...

Foi realizada nesta terça-feira, 17/06, a Cerimônia de Transmissão de Cargo de Diretor da Fiocruz Bahia. O evento, realizado no auditório Sônia Andrade, marcou o encerramento do mandato de Marilda Gonçalves, primeira mulher diretora da unidade, e o início do mandato do novo diretor eleito, Valdeyer Galvão dos Reis, que irá dirigir a instituição no período de 2025 a 2029. 

A mesa institucional foi composta pelo diretor executivo da Fundação Oswaldo Cruz, Juliano Carvalho Lima, que representou o presidente Mário Moreira; pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, André Joazeiro; pela diretora-presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes, que representou o governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, pela secretária de saúde, Roberta Santana; e pela diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves, que realizou a transmissão do cargo ao novo diretor. 

A cerimônia contou com a presença de autoridades, representantes de instituições parceiras, servidores, pesquisadores e demais membros da comunidade da Fiocruz Bahia. 

A cerimônia teve início com a fala do Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro, que reforçou o desejo de continuar a parceria entre a secretaria e a Fiocruz Bahia. “Nós temos chance de fazer uma grande parceria entre o governo do estado, a Fiocruz e os pesquisadores que estão aqui. A Fiocruz é uma peça fundamental dessa engrenagem”, afirmou. 

Em seguida, o diretor executivo da Fiocruz, Juliano Carvalho Lima, representando o presidente Mário Moreira, falou sobre o prestígio da Fundação Oswaldo Cruz e da Fiocruz Bahia no âmbito da ciência no Brasil e no mundo e destacou a importância da escolha de um novo diretor através de um processo democrático. “Esse é um processo que precisa ser celebrado porque é um privilégio nós termos a prerrogativa de escolhermos os nossos diretores. Essa é uma etapa central do que somos hoje. A Fiocruz já passou por muitas turbulências, mas boa parte da nossa estabilidade institucional e da nossa coesão interna decorre dos nossos mecanismos democráticos de condução dessa instituição”, ressaltou. 

A diretora-presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes, falou sobre os desafios de fazer ciência em meio a tantos obstáculos. “A ciência precisa ser a força de resistência a esse mundo que estão tentando construir à nossa revelia. Fazer ciência hoje é resistência. Fazer ciência hoje é defender a democracia”, ponderou. 

Na sequência, a diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves proferiu o seu discurso encerrando o seu mandato e desejando as boas vindas ao novo diretor. “Que você tenha sabedoria, serenidade, saúde, simplicidade e suavidade. Que siga com vigor, força e equilíbrio porque eu tenho certeza que você vai ser um sucesso”, disse Marilda, emocionada. 

Durante o seu discurso de posse, o novo diretor falou sobre o compromisso de dirigir a instituição durante os próximos anos. Ele agradeceu aos colegas servidores e a toda comunidade da Fiocruz Bahia, aos parceiros institucionais, à sua família e aos amigos que fez durante a sua trajetória. Em sua fala, Valdeyer reforçou o compromisso com a  geração de conhecimento científico para a melhoria da qualidade de vida de toda a população. “Ao iniciar esse novo ciclo de gestão, reafirmamos os princípios que nos movem: a valorização das pessoas, o respeito à diversidade e à vida, o compromisso com o conhecimento e com a justiça social. Nossa prioridade será fortalecer o papel da Fiocruz Bahia como instituição comprometida com a Saúde Pública, com a formação crítica, com a pesquisa conectada aos territórios e com a construção de caminhos inovadores sem abrir mão da ética, da participação e da responsabilidade social”, afirmou. 

O diretor finalizou falando dos desafios que encontrará no caminho. “Vivemos em tempos de crise sanitária, social, ambiental e política e temos diante de nós um cenário que exige coragem, lucidez e, sobretudo, união”, afirmou. 

Apresentação dos novos vice-diretores 

Durante a cerimônia foram apresentados os novos nomes que passam a compor as vice-diretorias da instituição. O pesquisador da Fiocruz Bahia, Washington Luis Conrado dos Santos, estará à frente da Vice-Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Serviço de Referência. Washington Luis é professor adjunto de Patologia da Faculdade de Medicina da Bahia (UFBA). Coordena o Programa de apoio ao desenvolvimento diagnóstico em Patologia Hepática e Renal da Fiocruz Bahia, no qual é também responsável pelo diagnóstico, formação de especialistas e por um programa de educação continuada em Nefropatologia. Atualmente ocupa a chefia do Laboratório de Patologia Estrutural e Molecular do IGM / Fiocruz Bahia.

A Vice-Diretoria de Ensino e Informação será liderada pela pesquisadora da Fiocruz Bahia, Clarissa Gurgel, que foi representada na cerimônia pela também pesquisadora da unidade, Valéria Borges. Clarissa é Professora Associada da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na Fiocruz Bahia, a sua trajetória é marcada por sua atuação em programas de ensino e formação, em destaque a coordenação do programa Institucional de Iniciação Científica (PROIIC) e do Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana (PGPAT), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em ampla associação com a Fiocruz Bahia, além de contribuir efetivamente em ações, projetos e programas vinculados à Vice-Diretoria de Ensino da Fiocruz Bahia. 

Já a Vice-Diretoria de Gestão e Desenvolvimento Institucional fica sob a responsabilidade de Flávia Maciel, ex-coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT da Fiocruz Bahia. A nova vice-diretora possui larga experiência em gestão de projetos de pesquisa na área de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, financiados por agências de fomento nacionais (FAPESB, CNPq, CAPES, FINEP, entre outras) e internacionais, atuando principalmente na elaboração de orçamento/cronograma, execução financeira e prestação de contas. Possui experiência também em gestão de projetos multicêntricos, de infraestrutura e em estudos clínicos. 

Por: Dalila Brito | Fotos: Dalila Brito

twitterFacebookmail
[print-me]