Diretor da Fiocruz Bahia participa de lançamento do projeto Laboratórios Compartilhados da Secti

labs compartilhadosFotos: Gabriel Pinheiro / SECTI BA

O diretor da Fiocruz Bahia, Manoel Barral Netto, participou ontem, 23, do lançamento do site Laboratórios Compartilhados, uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Trata-se de um projeto que reúne diferentes equipamentos de propriedade de universidades e institutos de pesquisa para uso coletivo por parte da comunidade científica.

A cerimônia, que ocorreu no Parque Tecnológico da Bahia, reuniu representantes do governo e de diversas instituições de pesquisa, como o chefe de Gabinete da Secti, Roberto de Pinho, o coordenador de Transferência de Tecnologia do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Gesil Amarante, e o coordenador executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, Orlando Pereira, dentre outros.

De acordo com Manoel Barral Netto, a iniciativa tem como objetivo facilitar a cooperação acadêmica e permitir maior interação com o setor empresarial. “Muitas vezes, materiais são enviados para análises em outras localidades brasileiras, apenas porque não se tem conhecimento da gama de equipamentos presentes na Bahia”, disse. “Espera-se, portanto, que um primeiro resultado tangível seja o barateamento e maior dinamização nas pesquisas e estudos realizados por cientistas que atuam no estado baiano”, completou.

creditos
Cerimônia de lançamento do site aconteceu no Parque Tecnológico

Para Roberto de Pinho, o espaço virtual criado para reunir equipamentos que podem ser compartilhados nas instituições de ensino e pesquisa da Bahia pode ajudar a fortalecer relações com instituições externas, uma vez que pretende atender a demanda baiana, mas também auxiliar comunidades científicas de outros estados. Ele aproveitou a ocasião para convidar outras instituições que ainda não aderiram ao projeto.

Atualmente, o ambiente virtual conta com 50 dispositivos disponíveis para uso coletivo, a exemplo de impressoras 3D e diversos tipos de analisadores e espectrômetros. Dentre os equipamentos compartilhados pela Fiocruz estão o Microscópio Olympus BX-52, o Microscópio Eletrônico de Transmissão JEM-1230 JEOL e Analisadores Genéticos Applied Biosystem – modelos 3100 e 3500xl.

O site, que pode ser acessado por meio do endereço labcompartilhados.secti.ba.gov.br, é bastante intuitivo e a busca pelos aparelhos já pode ser feita na página inicial.

Fonte: Ascom Fiocruz Bahia

twitterFacebookmail