Desempenho diagnóstico de proteínas para a doença de Chagas é tema de estudo

Getting your Trinity Audio player ready...

fred luciano chagasO pesquisador da Fiocruz Bahia, Fred Luciano, foi o primeiro autor do artigo Accuracy of chimeric proteins in the serological diagnosis of chronic chagas disease – a Phase II study, publicado no periódico PLOS Neglected Tropical Desease, no dia 8 de março. O trabalho, desenvolvido em parceria com o Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná), Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco) e Biomanguinhos (Fiocruz-RJ), descreve um estudo de Fase II, que buscou testar o desempenho diagnóstico de quatro proteínas quiméricas para a doença de Chagas.

O diagnóstico laboratorial da doença de Chagas crônica é baseado na pesquisa de anticorpos específicos contra o parasita causador da doença, o Trypanosoma cruzi. Diversas metodologias diagnósticas estão comercialmente disponíveis, mas os seus desempenhos dependem da matriz antigênica utilizada para identificar estes anticorpos.

Neste estudo, os pesquisadores testaram, através de imunoensaio, o desempenho diagnóstico das proteínas quiméricas IBMP-8.1, IBMP-8.2, IBMP-8.3 e IBMP-8.4, compostas por diversos epítopos repetitivos do parasita. Inicialmente, os antígenos foram expressos em Escherichia coli e purificados por métodos cromatográficos. Após esta etapa, foi avaliada a acurácia das proteínas em diagnosticar a doença de Chagas crônica, utilizando amostras de soro de 857 indivíduos portadores da doença e de 689 indivíduos não infectados.

Os resultados mostraram valores do odds ratio diagnóstico (ORD) – medida de eficácia de um diagnóstico – de 6.462 para o antígeno IBMP-8.1, 3.807 para o IBMP-8.2, 32.095 para o IBMP-8.3 e 283.714 para o IBMP-8.4, números superiores àqueles encontrados para alguns testes comerciais. Também foram analisadas 1.079 amostras de indivíduos positivos para outras doenças, para verificação de reações cruzadas, e o índice de reatividade encontrado foi considerado baixo, variando de 0,37% a 0,74%, mesmo para Leishmania spp., patógeno que apresenta similaridade antigênica com o T. cruzi.

O conjunto dos resultados permitiu concluir que as proteínas IBMP são estáveis e apresentaram resultados reprodutíveis. Além disso, os achados mostram que o antígeno IBMP-8.4 pode ser seguramente usado em testes sorológicos para T. cruzi, tanto para triagens em bancos de sangue quanto para o diagnóstico laboratorial da doença.

Clique aqui para acessar o artigo na íntegra.

 

twitterFacebookmail