Presidente Nísia Trindade visita a Fiocruz Bahia

Getting your Trinity Audio player ready...

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, realizou uma visita a Fiocruz Bahia, nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro, para uma agenda de reuniões e eventos. No primeiro dia, a Nísia participou do seminário “Febre Amarela: Vigilância de Epizootia”, que teve o objetivo de articular e refletir sobre o cenário epidemiológico no caso da febre amarela.

O evento contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e de diversos profissionais no campo da saúde. No final da tarde a presidente se reuniu com a Secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Julieta Palmeira. No dia seguinte, Nísia abriu a palestra “Desenvolvimento e CT&I: desafios para o país e o papel nacional da Fiocruz”, ministrada pelo coordenador das Ações de Prospecção da Fiocruz, Carlos Gadelha, e logo após, se reuniu com o Conselho Deliberativo da Fiocruz Bahia.

Em entrevista, Nísia Trindade fez um balanço dos principais resultados da instituição em 2018, nas diversas áreas de atuação, destacando os resultados na política de inovação e no fomento à pesquisa com o lançamento dos editais Inova. De acordo com a presidente, em março de 2019, está prevista a assinatura dos acordos de cooperação com o governo da Bahia, reforçando o papel da Fiocruz Bahia na consolidação do sistema nacional da Fundação.

“A Fiocruz Bahia exerce um papel não só local, no âmbito do estado da Bahia, mas também dentro do sistema Fiocruz como um todo. Muitas vezes um curso que possa ter surgido aqui pode inspirar outras iniciativas, e há vários exemplos disso. A minha ideia é ter fronteiras móveis, digamos assim, e estimular muito os programas de intercâmbio de estudantes e pesquisadores. Dessa forma, com mais diálogos e processos mais fluidos, nós podemos de fato fazer com que esse sistema seja realidade”, avaliou a presidente, que também antecipou algumas ações que serão realizadas em função da comemoração dos 120 anos da Fiocruz.

Confira o vídeo!

 

twitterFacebookmail
[print-me]