Ciência aberta e compartilhamento de dados é tema de palestra na Fiocruz Bahia

Getting your Trinity Audio player ready...

Nesta quarta-feira, 08, foi realizada a palestra Ciência Aberta na Fiocruz: Atualizações Sobre a Gestão, Compartilhamento e Abertura para a Pesquisa, ministrada pela  coordenadora de Informação e Comunicação da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz, Vanessa de Arruda Jorge. O evento, que reuniu pesquisadores e membros da comunidade interna, foi iniciado pelo vice-diretor de pesquisa da Fiocruz Bahia, Ricardo Riccio, que deu as boas vindas a palestrante e reforçou a importância do tema para os avanços científicos e, especialmente para as pesquisas desenvolvidas na instituição.

Durante a sua apresentação, Vanessa Arruda descreveu a ciência aberta como um conjunto de práticas capazes de contribuir para a ampliação do acesso a dados e produções científicas, dialogando com os princípios de transparência e colaboração, envolvendo, inclusive, acordos internacionais. “Essa é uma tentativa de aumentar o acesso a dados e informações, acelerando descobertas e trazendo o cidadão para mais perto da ciência, diminuindo os muros entre ciência e sociedade”, afirmou. 

A convidada também falou sobre as ações para a implementação da política institucional de acesso aberto, iniciada em 2016, e a definição dos seguintes eixos de atuação: política institucional, capacitação, ferramenta e infraestrutura e projetos pilotos. “Aqui nós estamos falando de um conjunto de práticas. Estamos falando de acesso aberto a artigos, teses, dissertações, cadernos de laboratórios, métodos, softwares abertos e todo o ecossistema da pesquisa. Esse não é um tema dado, é um tema que está sendo construído, são processos que estão em debate. Por isso toda a preocupação em tratá-lo de forma segura e controlada dentro da instituição”, reforçou a convidada. 

Durante o encontro, os participantes puderam tirar suas dúvidas e opinar sobre questões a respeito do tema, abordando os principais desafios e avanços a respeito da produção científica e o seu compartilhamento.

Confira a apresentação no link

Confira as fotos: 

 

 

 

 

twitterFacebookmail