Getting your Trinity Audio player ready...
|
Estão abertas as inscrições para o webinário “Medidas de desigualdades no Brasil: implicações nas políticas sociais e de saúde”, promovido pelo Cidacs/Fiocruz Bahia. O evento, que ocorre no dia 30 de setembro, às 16h, discute as características e formulações das medidas de desigualdades no Brasil. As inscrições podem ser feitas neste link https://bit.ly/medirdesigualdades.
Entre os palestrantes estão Gabriel Vettorazzo (PNUD Brasil), Lúcia Maria Paixão (Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte), Marco Costa (IPEA), Maria Paula Ferreira (Fundação Seade) e Ruth Dundas (Universidade de Glasgow). A mediação será feita pela vice-coordenadora do Cidacs/Fiocruz Bahia Maria Yury Ichihara.
O evento é parte das ações em torno do Índice Brasileiro de Privação (IBP) – um novo índice criado para mensurar a privação material e analisar as desigualdades em nível municipal e em pequenas áreas. A iniciativa faz parte do projeto Social Policy & Health Inequalities (SPHI), realizado em parceria entre o Cidacs e Universidade de Glasgow.
Confira o perfil dos palestrantes
Gabriel Vettorazzo (PNUD Brasil): Graduado em administração pela Universidade de Brasília. Com um histórico de mais de 12 anos de experiência em gerenciamento de projetos. Em 2016 passou a integrar a equipe da Unidade de Desenvolvimento Humano do PNUD Brasil para apoiar a elaboração do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano – Movimento é Vida. Atualmente gerencia projetos de cooperação em Desenvolvimento Humano e Sustentável construindo ferramentas de conhecimento para municípios, por meio de monitoramento e análise de dados.
Lúcia Maria Paixão (Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte): Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1979). Doutorado em Saúde Pública pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Integrou o grupo de pesquisadores do Observatório de Saúde Urbana da UFMG envolvido na Avaliação do Projeto Vida no Trânsito em Belo Horizonte (MG) e Campo Grande (MS) (2011-2015). Atualmente ocupa o cargo de Diretora de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte MG.
Marco Costa (IPEA): Economista, Doutor em Planejamento Urbano e Regional (Ippur), com pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona, técnico do Ipea, onde responde pela Coordenação de Estudos em Desenvolvimento Urbano. Coordena o INCT em Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial e os projetos Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, e Mapeamento da Vulnerabilidade Social nas Regiões Metropolitanas Brasileiras, entre outros. Possui larga experiência na área de Planejamento Urbano e Regional e na avaliação de políticas públicas.
Maria Paula Ferreira (Fundação Seade): Gerente de análise social da Fundação Seade, responsável pelas áreas de avaliação e monitoramento de programas públicos, desenvolvimento de metodologias e análise para indicadores e pesquisas sociais. Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mestre em Epidemiologia pela Faculdade de Saúde Pública -Universidade de São Paulo e bacharel em estatística pela Universidade Federal de São Carlos.
Ruth Dudas (Universidade de Glasgow): Uma das líderes do Health Programme no tema Health Inequalities and Linked Data Analysis in the Measurement and Analysis of Socioeconomic Inequalities. É líder do Cross-Unit Statistical support at the MRC/CSO Social and Public Health Science Unit. Seus principais interesses de pesquisa são as desigualdades na mortalidade e as influências contextuais e sociais na saúde ao longo da vida. Tem interesses metodológicos em melhorar o uso de dados de rotina para analisar desigualdades em saúde, métodos para avaliar intervenções complexas e experimentos naturais e no desenvolvimento e aplicação de métodos de modelagem multinível.