Boas práticas para processamento de amostras histológicas é tema de curso

Getting your Trinity Audio player ready...

O curso “Boas Práticas para o Processamento de Amostras Histológicas”, ofertado pela Fiocruz Bahia, será realizado na modalidade EAD. As aulas acontecem de 1º de março a 31 de maio de 2023. As inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, de 13 a 24 de fevereiro, no site do curso.

A capacitação caracteriza-se por uma abordagem teórica sobre as técnicas utilizadas durante o processamento de fragmentos de tecido, incluindo desde a etapa da fixação desses fragmentos até a produção de lâminas histológicas para a análise por Microscopia Óptica, Imunofluorescência e Imunohistoquímica.

O objetivo geral da atividade, que possui carga horária de 40h, é promover a disseminação de embasamento teórico referente às etapas que compõem o processamento histológico de tecidos, possibilitando aos participantes a produção de blocos e lâminas histológicas que atendam aos requisitos mínimos de qualidade para o diagnóstico e a pesquisa.

O curso destina-se, prioritariamente, aos profissionais histotecnólogos, como subsídio para a sua atuação focada em boas práticas, auxiliando-os a identificar e resolver problemas que interfiram na qualidade dos blocos e lâminas histológicas. Adicionalmente, também pode agregar valor à formação de estudantes de pós-graduação em cursos da área de saúde, que necessitem utilizar as técnicas de processamento histológico em seus projetos de pesquisa. Os estudantes de graduação também serão contemplados com o objetivo de conhecimento das técnicas como subsídio ao entendimento da histologia, aplicação das técnicas em projetos de pesquisa e para possíveis usos futuros. 

Consulte o site do curso para informações sobre metodologia, vagas e requisitos para participação.

twitterFacebookmail