|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A pesquisa coordenada pelo pesquisador Edgar Carvalho com a participação da pesquisadora Isadora Siqueira, ambos da Fiocruz Bahia, avaliou o papel dos fatores imunológicos e da carga proviral na SÃndrome Seca (Sicca Syndrome) associada ao HTLV-1, em pacientes sem mielopatia. O resultado das análises está no artigo Association of Sicca Syndrome with Proviral Load and Proinflammatory Cytokines in HTLV-1 Infection, publicado no Journal of Immunology Research.
Os especialistas realizaram um estudo de coorte transversal, entre 2009 e 2011, em que foram recrutados 272 indivÃduos de ambos os sexos, com idade entre 18 e 60 anos, infectados com o vÃrus HTLV-1. Do total de participantes, 21,7% tinham sÃndrome seca e, em todos eles, o resultado para anticorpos anti-Sjögren foram negativos. Não houve diferença entre a carga proviral em pacientes com ou sem SÃndrome Seca, no entanto, a produção de TNF- e IFN- foi maior no grupo com SÃndrome Seca.
Estes dados levaram os especialistas a concluirem que pacientes com SÃndrome Seca associada ao HTLV-1 não têm sÃndrome de Sjögren, entretanto a produção elevada de TNF- e IFN- neste grupo de pacientes pode estar contribuindo para a patogênese da SÃndrome Seca associada ao HTLV-1. O estudo foi fruto de parceria entre Fiocruz Bahia, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Doenças Tropicais (CNPq- MCT).
Clique aqui e acesse o artigo na Ãntegra, publicado em 19 de janeiro.

