Assembleia de balanço anual da Fiocruz Bahia marca encerramento de 2020

Getting your Trinity Audio player ready...

Na Fiocruz Bahia, foram realizadas diversas ações, no ano de 2020, principalmente em resposta à pandemia da Covid-19. Neste período, foram publicados cerca de 192 artigos em revistas científicas e matriculados 157 alunos nos programas de pós-graduação. Esses foram os principais destaques da tradicional reunião de balanço anual da Fiocruz Bahia, realizada pela diretora da unidade, Marilda de Souza Gonçalves, no dia 14 de dezembro. O evento, que aconteceu pela plataforma Zoom, reuniu mais de 100 servidores, colaboradores e estudantes da instituição.

O volume de publicações em revistas científicas subiu pelo quinto ano consecutivo e obteve média de fator de impacto de 4,234. Destaca-se também a implantação da plataforma de diagnóstico do SARS-CoV-2 na instituição, em apoio à Secretaria de Saúde Municipal de Salvador e a alguns municípios do estado da Bahia, além do apoio à população indígena. Foi enfatizada a participação de pesquisadores em iniciativas para mitigar os impactos da pandemia, como o Tele Coronavírus, serviço gratuito de triagem e orientações à distância de pessoas com sintomas da Covid-19; e a Rede CoVida, que dá apoio na tomada de decisões dos gestores oferecendo informações científicas confiáveis. As sessões científicas passaram a ser realizadas na modalidade virtual, através do Zoom.

Além disso, foram realizadas iniciativas de apoio a populações em situação de vulnerabilidade e desenvolvidos projetos de pesquisa aprovados em agências de fomento, sendo 8 projetos no programa Inova Fiocruz, com ênfase para a geração de conhecimento e para a obtenção de produtos que deem respostas rápidas à pandemia. Também foram implementados, com o apoio do Conselho Deliberativo da unidade, os planos de contingência e convivência, como resposta institucional ao trabalho seguro.

O Ensino promoveu o Ciclo de Seminários Integrados sobre Sars-Cov-2, com palestras online que abordaram temas como filogenética do vírus, epidemiologia, imunologia, interação vírus-células, vacinas, diagnóstico, tratamento, biologia de sistemas e ética. Também foi realizada a 2ª edição do Prêmio Gonçalo Moniz de Pós-Graduação, evento que homenageou a pesquisadora emérita da Fiocruz Bahia, Sônia Andrade.

Em 2020, foram matriculados 75 estudantes do Programa de Pós-graduação em Patologia (PGPAT – UFBA/ Fiocruz Bahia) e 84 no Programa de Pós-graduação em Biotecnologia em Medicina Investigativa (PGBSMI), da Fiocruz Bahia. Já o Programa Institucional de Iniciação Científica (PROIIC) contou com 82 alunos. Também foram iniciadas as aulas do mestrado profissional em Pesquisa Clínica. A estudante egressa da Fiocruz Bahia, Jaqueline Góes, recebeu o Prêmio Capes de Tese 2020, com o trabalho “Vigilância genômica em tempo real de arbovírus emergentes e reemergentes”, sob orientação do pesquisador Luiz Alcantara.

Na Gestão, ressalta-se o programa de capacitação, com várias ações importantes, como a organização do instituto para o trabalho seguro dos trabalhadores, sempre mantendo as medidas necessárias à preservação da saúde. Também foi lançada a campanha de apoio aos trabalhadores da cantina e do entorno da instituição que tiveram suas rendas comprometidas em consequência da pandemia.

A assessoria de comunicação da Fiocruz Bahia lançou a página especial sobre a pandemia da Covid-19, com o objetivo de reunir diversas informações em saúde sobre o tema. O site agrega conteúdo jornalístico, ações institucionais, produção científica, divulgação de boletins epidemiológicos, combate às “Fake News”, além de orientações sobre a Covid-19. Uma das ações foi a produção de material informativo sobre o novo coronavírus, com cards, vídeos, textos e podcasts, para as mídias sociais.

twitterFacebookmail