Incentivar a amamentação. Oferecer apoio e acolhimento às mulheres. Conscientizar a população e os profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê. Contribuir para a redução das taxas de mortalidade infantil, com a consequente melhora da saúde da população infantil e materna. Demonstrar os benefícios que traz para a sociedade e o país.

As comemorações da Semana Mundial da Amamentação no Brasil foram instituídas entre 1º e 7 de agosto, por portaria do Ministério da Saúde. Além de utilizar a participação de mulheres e homens famosos como madrinhas e padrinhos, para chamar a atenção do público para a importância do aleitamento materno, as campanhas também adaptam os temas definidos pela Waba à realidade brasileira. Em 2017, o lema é “Trabalhar juntos para o bem comum”.
Pioneira no atendimento à saúde da mulher e da criança, a Fundação Oswaldo Cruz mantém-se engajada nas campanhas pelo aleitamento materno por meio das ações do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Unidade voltada para ensino, pesquisa, assistência, desenvolvimento tecnológico e extensão no âmbito da saúde da mulher, da criança e do adolescente, o IFF é responsável pela criação e coordenação da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano (rBLH-BR) e do Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano.
Criada ainda na década de 1980, a Rede Brasileira de Banco de Leite Humano é considerada a maior e mais complexa do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Referência para outras experiências internacionais, o Banco de Leite Humano (BLH) idealizado pela Fiocruz é responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto (o colostro), leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição sob prescrição do médico ou nutricionista.
De 31 de julho a 4 de agosto, neste especial, realizado em parceria com o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), a Agência Fiocruz de Notícias publicará materiais que reforçam o protagonismo das ações da Fundação no incentivo ao aleitamento materno. Nos destaques laterais, é possível conhecer as principais iniciativas da Fiocruz em relação ao tema. Outras orientações importantes para mães e profissionais de saúde também estão relacionadas no especial, como entrevistas e material de apoio em livros e vídeos. Como diz o lema da campanha 2017 da Semana Mundial da Amamentação, seguimos trabalhando juntos para o bem comum.
Fonte: Agência Fiocruz de Notícias