Dissertação buscou verificar indução de apetite de sódio por depleção de íon

Getting your Trinity Audio player ready...

AUTOR: Andrei Luis Borges Beltrão Moiteiro
ORIENTADORA: Josmara Bartolomei Fregoneze
TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “PARTICIPAÇÃO DOS RECEPTORES MU- E DELTA-OPINOIDES NO OSF SOBRE O APETITE POR SAL.”.
PROGRAMA: Mestrado em Patologia Humana-UFBA /FIOCRUZ
DATA DE DEFESA: 04/12/2017

RESUMO

Estudos sugerem que as vias opioidérgicas centrais desempenham papel no controle hidroeletrolítico através da ingestão de sal. O órgão subfornical (SFO) é uma área circunventricular que monitora centralmente os níveis circulantes de sódio no sangue e líquido cefaloraquidiano devido a presença de receptores de sódio nesta área. Os níveis de concentração de sódio no sangue ou no líquido cefaloraquidiano causam ativação ou inativação dos neurônios GABAérgicos presentes no SFO, que por sua vez, a ativação dos neurônios GABAérgicos promovem aversividade a ingestão de sódio. Trabalhos tem mostrado que ocorre ativação de receptores opioides no SFO em animais submentidos a protocolos de depleção de sódio. Porém, ainda é pouco elucidado o papel dos receptores opioides, dentre eles, os receptores mu- e delta- opioides sobre o controle hidroeletrolítico central.

Objetivo: Verificar se o apetite por sódio induzido por depleção deste íon depende da atividade endógena dos receptores mu- e delta-opioides e da interação com vias GABAérgicas no SFO.

Material e Métodos: Foram utilizados ratos Wistar (270± 20 g), submetidos a cirurgia estereotáxica para implante de cânula guia no SFO. Após 4 dias da cirurgia estereotáxica, os animais foram submetidos ao protocolo de depleção de sódio, por administração de furosemida via subcutânea. Posteriormente ao protocolo de depleção de sódio foi fornecido ao animais alimentação hipossódica e água destilada por 24 h. No fim das 24 horas, foi administrado no SFO antagonista mu- opioide nas concentrações 3, 6 e 12 nmol/0,2μl e antagonista delta- opioide nas concentrações 1.5, 3 e 6 nmol/0,2 μl, após 15 min da administração das drogas foi fornecido bebedouro com água destilada e solução salina 1,5% iniciando o registro de ingestão cumulativa nos tempos 5, 10, 15, 30, 45, 60, 90 e 120 minutos. A analise estatística foi realizada através do programa GraphPad Prism 6.0. Utilizou-se ANOVA – two away modelo misto para medidas repetidas seguida do pós-teste de Bonferroni para múltiplas comparações dos volumes ingeridos e teste “t” de Student não pareado para analise dos testes de comportamento.

Resultados: Os animais que receberam microinjeção de naloxone ou naltrindole no SFO tiveram redução estatisticamente significante na ingestão cumulativa de salina hipertônica quando comparado aos animais do grupo controle. Quando verificou-se a relação dos receptores mu- e delta- opioides com os neurônios GABAérgicos, o bloqueio da ingestão de solução salina hipertônica promovida pela microinjeção de naltrindole no SFO foi abolida quando administrado antagonista dos receptores GABA na mesma área. Porém a mesma resposta não foi encontrada entre o bloqueio dos receptores GABA e bloqueio dos receptores mu-opioide.

Conclusões: Os dados obtidos neste estudo sugerem que os receptores mu- e delta- opioides, presentes no SFO, participam na modulação do controle da ingestão de sódio. Também com base nos dados neste estudo, sugere-se que os receptores delta-opioides modulam a ingestão de sódio por via GABAérgica.
Palavras-chave: Ingestão de sódio; receptor delta-opioide; receptor mu-opioide; depleção de sódio.

twitterFacebookmail