Fiocruz Bahia recebe a visita do pesquisador Fabio Miyajima

Getting your Trinity Audio player ready...

dsc_4780-tratadaO pesquisador e Líder do Programa de Pesquisas Clínicas em Doenças Nosocomiais da Universidade de Liverpool (Inglaterra), Fábio Miyajima, visitou a Fiocruz Bahia, no dia 04 de outubro, quando ministrou a palestra intitulada “Crônicas de um Programa de Pesquisa: o hospedeiro, o Vilão e a Microbiota”.

Na apresentação, o professor debateu estratégias de investigação em coortes e biomarcadores com foco maior no seu atual programa de pesquisa, voltado a reações entéricas provocadas pelo efeito colateral de antibióticos. O programa também estuda o perfil imunológico e genômico de pacientes durante a infecção, o microbioma, as ferramentas de epidemiologia molecular e estudos de coorte prospectivos.

Com diversas parcerias e colaborações com instituições no exterior, Fabio Miyajima comentou do interesse em também trabalhar com a Fiocruz. “Um dos campos que me atrai é o desenvolvimento de uma área de competência de biomarcadores, que sirva não somente para se fazer monitoramento de vírus, mas, principalmente, para servir também como sistema de vigilância molecular, no caso de surgimento de novas doenças”, frisou.

O professor explicou que o intuito é trazer para o Brasil parte dos conhecimentos do seu programa de pesquisa, adquiridos depois de 14 anos no exterior. “Existe uma defasagem na medicina translacional no país, mas também existe um esforço muito grande de vários grupos de pesquisa. A Fiocruz é uma instituição extremamente ativa no sentido de otimizar a translação de resultados em benefício ao sistema de saúde”, declarou.

 

Fonte: Ascom Fiocruz Bahia

twitterFacebookmail