Estudo publicado no BMC Research Notes aborda produção de IL-12 canino para controle de infecções em cães

Getting your Trinity Audio player ready...

32-optimization-of-canine-interleukinEstudo realizado por pesquisadores da Fiocruz Bahia, publicado no periódico científico BMC Research Notes, aborda a interleucina-12 (IL-12) recombinante canina e descreve um método eficiente para a produção dessa proteína. A IL-12 poderá ser utilizada na imunomodulação de cães visando o tratamento de doenças. Os resultados desta pesquisa estão no artigo intitulado Optimization of canine interleukin-12 production using a baculovirus insect cell expression system.

A interluecina-12 foi inicialmente descrita como um fator estimulador de células assassinas naturais (NK) (NKSF) por sua capacidade de promover a ativação de células NK.  Alguns estudos mostram que a IL-12 possui um potencial terapêutico no tratamento de câncer e doenças infeciosas, além do potencial como adjuvante na formulação de algumas vacinas. Dessa forma, a produção e o estudo da interleucina-12 recombinante suscita grande interesse na comunidade científica.

Coordenados pelo pesquisador da Fiocruz Bahia, Geraldo Gileno de Sá Oliveira, os cientistas realizaram a produção da IL-12 a partir da clonagem do DNA codificante em baculovírus e a infecção pelo vírus recombinante de células de inseto em cultura.

Foram avaliados vários parâmetros para a otimização da produção de IL-12 canina recombinante no sistema de células de inseto com baculovirus, a fim de determinar as condições apropriadas de produção da IL-12 canina, em miligramas por litro de cultura de células de inseto. Além disso, a pesquisa descreve um método simples e eficaz para avaliar semi-quantitativamente a expressão de proteínas recombinantes secretadas no sistema de células de inseto com baculovirus.

Através desta pesquisa, pode-se afirmar que a IL-12 tem o potencial para promover, sozinho ou em combinação com outros agentes imuno moduladores, as respostas imunológicas mediadas por células, que são úteis no controle de infecções causadas por agentes patogénicos intracelulares, de doenças alérgicas mediadas por anticorpo e de neoplasias. Além disso, esta pesquisa tem uma ampla aplicação na área da produção de proteína recombinante, útil para estudos posteriores sobre intervenções terapêuticas das doenças infecciosas em cães.

Participaram deste estudo os pesquisadores da Fiocruz Bahia, Cristiane Garboggini Melo de Pinheiro, Mayara de Oliveira Pedrosa e Naiara Carvalho Teixeira em parceria com pesquisadores de Bio-Manguinhos (Fiocruz/RJ) e da Wageningen University (Holanda).

Clique aqui para acessar o artigo publicado em janeiro de 2016

 

twitterFacebookmail