Pesquisadores participam de eventos internacionais sobre medicina personalizada

Getting your Trinity Audio player ready...

Com o objetivo de incentivar a colaboração internacional e desenvolver a pesquisa no âmbito da medicina personalizada, o projeto internacional EULAC PerMed realizou, nos dias 15 a 18 de novembro, dois eventos que reuniram pesquisadores da área, na Cidade do Panamá. A Fiocruz é uma das instituições participantes deste projeto, representada pelo pesquisador da Fiocruz Bahia, Manoel Barral Netto.

Participaram a pesquisadora Clarissa Gurgel, os doutorandos da Pós-Graduação em Patologia Humana e Experimental (PgPAT – UFBA/ Fiocruz Bahia), Leonardo Siquara e Bruno Cavalcante, e a assessora de Cooperação Internacional, Flávia Paixão, da Fiocruz Bahia. Os pesquisadores Patricia Shigunov e Mateus Aoki, da Fiocruz Paraná, também estiveram presentes. A Fiocruz convidou o pesquisador Rodrigo Santa Cruz Guindalini, do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), e Alexandre Biasi, diretor de Educação e Pesquisa da Associação HCor, para ministrarem palestras no evento.

Manoel Barral-Netto que, juntamente com Flávia Paixão, representa a Fiocruz (única instituição do Brasil na coordenação deste projeto), faz uma reflexão sobre o uso da terminologia, considerando mais adequado a utilização do termo Saúde de Precisão ao que os europeus denominam como Medicina Personalizada. “As duas designações confluem para o uso de vários dados genômicos, ambientais, comportamentais etc. para melhorar a prevenção e cuidado da saúde. Na perspectiva da Fiocruz, este campo é um elemento importante no futuro da saúde e sua inserção no SUS, racionalmente planejada, é fundamental para garantir a equidade”, pontua.

O EULAC PerMed é um projeto com o objetivo de fortalecer os esforços pela implementação das práticas da medicina personalizada entre a Europa, a América Latina e o Caribe. A iniciativa foi implementada por meio de um projeto birregional entre 11 organizações de 10 países: Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Panamá, Espanha, Alemanha, Itália, França e Israel. Neste ano, o projeto organizou dois eventos, a 4ª edição da Escola de Verão dos estudos clínicos em medicina personalizada e um workshop técnico sobre testes clínicos conduzidos na área.

“Esta foi uma excelente oportunidade para conhecer outros pares de diferentes países da Europa e da América Latina que também estão nesse esforço de fomento da medicina personalizada”, afirma Clarissa Gurgel. A pesquisadora reitera que o evento representou para a delegação da Fiocruz Bahia uma chance de discutir a aplicação da área em relação a atuação do seu grupo de trabalho, voltado para a oncologia.

Leonardo Siquara participou pela primeira vez do evento. O discente afirmou que iniciativas de colaboração internacional como o EULAC fazem toda a diferença. “Nós trabalhamos com oncologia translacional na Fiocruz Bahia. Fico muito feliz em estar aqui e perceber como o trabalho que nós fazemos tem aplicabilidade, como ele pode chegar para o paciente. É muito emocionante ver o que está sendo feito e como a estamos contribuindo”.

Já Bruno Cavalcante participa pela segunda vez do EULAC. O doutorando comenta que o conteúdo do workshop era atualizado e pode ter aplicação direta no seu trabalho. “Também é importante ver como o Brasil tem se destacado em meio a América Latina. Nós estamos chamando a atenção e, mesmo em tantos desafios, temos assumido o protagonismo”, declara.

twitterFacebookmail