Seminário homenageia secretárias da Fiocruz Bahia

Getting your Trinity Audio player ready...

Presentes em todos os setores da Fiocruz Bahia e responsáveis pela organização e gestão que garante o fluxo de trabalho, as secretárias foram as protagonistas em evento da instituição. O “Seminário Profissional de Secretariado – Desafios e Carreira”, ocorrido entre os dias 29 e 30 de setembro, ofertou às profissionais uma programação com oficinas de capacitação, palestras, um tour pelo Instituto e atividades de meditação e relaxamento.

O Seminário foi realizado pelo setor de Desenvolvimento de Pessoas, subunidade do Serviço de Gestão do Trabalho (SGT). De acordo com a chefe do SGT, Maria Julia Alves, a programação foi pensada como uma forma de valorizar as profissionais que, de acordo com a servidora, prestam um trabalho integrador de valor “inestimável”. “O entendimento de que a organização é constituída não por setores isolados, mas por processos integrados, imprime uma importância especial às profissionais que, realizando com eficiência seu escopo de trabalho, contribuem também para que a instituição alcance plenamente sua Missão”, defende.

A secretária do SGT e organizadora do evento, Priscila Dias, relata que o evento buscou fomentar sentimento de união entre as trabalhadoras. “O principal objetivo foi fazer com que elas se sentissem lembradas. Que esse evento seja um pontapé para mais atividades de integração e que se fortaleça cada vez mais a união entre as secretárias, que são pontos focais aqui no instituto”, diz.

Além das oficinas de capacitação profissional, o evento também ofereceu palestras que abordaram as mudanças da profissão em um mundo cada vez mais digitalizado, o bem-estar na carreira e pautaram os marcadores sociais de raça, classe e gênero que acompanham as secretárias.

O debate social foi tratado, principalmente, durante a palestra de Ana Décia, Secretária Executiva e especialista em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça. Assistir a uma palestra promovida por uma de suas antigas professoras foi, para Paula Barbosa, secretária do Setor de Compras e Licitações, um momento enriquecedor, junto com as discussões promovidas pelos outros professores. “Eles nos permitiram fortalecer e relembrar o valor e a importância que temos enquanto profissionais nos locais em que estamos”, declara.

“A minha experiência com o evento iniciou desde o momento que recebi o convite para realizar um momento de meditação e de massagem relaxante. Isso já me despertou imensa alegria e felicidade, porque pude somar com algo que sei que beneficia tanto a todos”, afirma a secretária, que também é terapeuta holística. Junto com Nathalie Barcelar, massoterapeuta e secretária executiva, Paula guiou o momento de relaxamento no final do evento.

Deise Assis, secretária do Laboratório de Investigação em Genética e Hematologia Translacional –LIGHT, da Fiocruz Bahia, disse o quanto se sentiu valorizada e emocionada com o evento. “Vou fazer sete anos de Fiocruz em fevereiro e nunca tinha visto um evento em homenagem às secretárias como agora. Eu tenho percebido que as coisas estão melhorando em relação a essa questão de ter um olhar diferente para o profissional, de valorizar o profissional. Isso agrega muito o nosso comprometimento”, declara.

A programação contou com outras palestras promovidas pelo professor Ernani Marques, pós-doutor em Administração pela USP; e Danielle Barbosa, professora, secretária executiva, analista comportamental e coach. A meditação foi guiada por Paula Barbosa e Jessica Jeane, assistente administrativa do setor de protocolo da Fiocruz Bahia. A visitação na sede da instituição contou com a participação de Vadeyer Reis, vice-diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz Bahia.

twitterFacebookmail