Palestras da 2ª edição do SciNEXT estão disponíveis no YouTube 

Getting your Trinity Audio player ready...

Com o objetivo de incentivar a valorização do cientista e discutir estratégias e oportunidades de carreira científica nacional e internacional, o “SciNEXT: Nova geração de cientistas” realizou sua segunda edição. O evento online ocorreu durante o dia 10 de setembro, com uma programação composta por uma série de palestras, mesas redondas e atividades práticas meditativas, direcionadas a um público misto de estudantes do Ensino Médio, graduandos e discentes da pós-graduação. Essa edição contou com 213 inscritos e há a intenção de que o SciNEXT passe a ser um evento bianual. A playlist com as palestras está disponível no canal YouTube da Fiocruz Bahia

O SciNEXT é realizado por meio de parceria com o Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Vale do Silício. Essa segunda edição contou com a participação de cientistas da Fiocruz Bahia e outras cientistas brasileiras que exercem cargos de pesquisa nos Estados Unidos. Atentas ao mês de referência do cuidado com a saúde mental, o Setembro Amarelo, as organizadoras do evento contaram com o apoio do Yoga Bahia, para promover a prática de cuidados posturais e atividades de concentração.  

Eliza Alves Ferreira, representante do Comitê Ciência do Grupo Mulheres do Brasil, conta que faz parte dos objetivos do núcleo essa parceria com a Fiocruz Bahia. “O Grupo Mulheres do Brasil conta com cientistas que atuam no governo, no setor privado e na academia nos Estados Unidos, sem nunca perderem o foco em contribuir para a valorização e o fortalecimento da ciência no Brasil”. 

Para a pesquisadora Valéria Borges, esta segunda edição do evento SciNEXT 2022: Nova geração de cientistas foi mais um evento marcante da equipe coordenada por Cláudia Brodskyn, atual Vice-Diretora de Ensino e Informação. Ela ressalta ainda as avaliações entusiasmadas que o SciNEXT obteve entre os presentes. “Sensacional, experiência enriquecedora”, comentou Dayse Lira, no chat aberto para todos.  

Segundo a pesquisadora, essa avaliação positiva foi compartilha por todo o corpo discente, desde a Iniciação Científica à Pós-graduação, que acompanhou as atividades da programação com curiosidade e entusiasmo. 

O comitê organizador do SciNEXT destaca a expressiva participação da comunidade acadêmica da Fiocruz Bahia. Além disso, quase metade dos presentes eram de moradores de Salvador (49%), mas o evento conseguiu abranger ainda outras 13 cidades brasileiras. Outras informações sobre o público apontam que a maioria era de mulheres (83%), 60% eram pardos e pretos, e 80% eram pessoas provenientes de escolas públicas. 

Programação 

A abertura do evento contou com a presença de Eliza Alves Ferreira e da pesquisadora da Fiocruz Bahia, Juliana Fullam. Houve também a apresentação, feita pela cientista Karine Damasceno, do programa Meninas Baianas na Ciência, organizado pela Fiocruz Bahia em parceria com o apoio da 2ª chamada Garotas STEM, do British Council e Fundação Carlos Chagas, e da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. 

O cronograma seguiu com a mesa “Mais vale a experiência”, moderada por Valéria Borges, com a participação das convidadas Luciana Oliveira, coordenadora do Comitê de Valorização do Cientista do Grupo Ciências na Saúde – Grupo Mulheres do Brasil, a também pesquisadora da Fiocruz Bahia Natália Tavares, da Business Developer da genOway Claire Santos e da cientista em Imunologia da AbbVie Nívea Luz. 

A segunda palestra da manhã teve como tema “Viver com propósito e de propósito, é possível?”, abordado por Marina Campos, professora da Universidade de Mogi das Cruzes. Já o período da tarde foi o momento das atividades práticas, com a oficina “Ferramentas para uma comunicação eficiente”, ministrada por Thais Gimenez, fundadora da startup Linguagens que Conectam, e Raquel Santana, do Grupo Mulheres do Brasil. A segunda oficina teve a participação das cientistas Liliana Massis e Luciana Frazao, abordando o tópico “Ampliando sua rede de contatos usando plataforma online”.  

O evento foi encerrado com a palestra “Yoga como ferramenta na gestão do stress”. Unindo a prática a teoria, o fundador do grupo Yoga Bahia Marcos Aquino elaborou uma série de atividades trabalhando posturas, respiração e concentração.  

Sobre o Grupo Mulheres do Brasil 

Presidido por Luiza Helena Trajano, o Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Vale do Silício foi fundado em 2013 por 40 mulheres de diferentes segmentos, com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país. São mais de 98 mil mulheres no Brasil e no exterior, atuando de forma voluntária em causas alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em mais de 150 Núcleos. O Núcleo Vale do Silício é liderado por Monica Kangussu-Marcolino, Aline Fontes e Cynthia Michels, e tem como objetivo construir uma ponte entre o Brasil e o Vale do Silício em prol do desenvolvimento do nosso país. O Núcleo Vale do Silício é composto por diferentes comitês temáticos, entre eles o Comitê Ciência, que tem como missão contribuir para a valorização da ciência no Brasil através de ações que fortaleçam a presença das mulheres na área. O comitê é liderado pelas cientistas Eliza Alves-Ferreira, Liliana Massis e Nárjara Grossmann, e conta ainda com a partipação de Raquel Santana e Luciana Frazão. 

Mais informações 

Saiba mais no site do Grupo Mulheres do Brasil.    

Visite o site do SciNEXT 2022.  

twitterFacebookmail