Encontro marca retorno presencial do Papo Acadêmico 

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A Vice-Diretoria de Ensino e Informação da Fiocruz Bahia promoveu, no dia 22 de julho, o primeiro Papo Acadêmico em formato presencial, após um ano e meio sendo realizado em modelo remoto devido à pandemia de Covid-19. O encontro reuniu estudantes dos programas de pós-graduação, Programa Institucional de Iniciação Científica (PROIIC) e Programa de Formação Técnica em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (Profortec-Saúde), para planejamento das atividades presenciais para o segundo semestre. 

O evento abordou o curso que será oferecido de técnicas de teatro para apresentações acadêmicas, as atividades de divulgação científica em eventos da Fiocruz, o e-book que será publicado de Didática Especial, disciplinas compartilhadas, o plantão de acolhimento psicológico – PsiU, em parceria com a UFBA, dentre outros temas. Na ocasião, também foram doados aos participantes livros da área de saúde publicados pela Editora Fiocruz, através da iniciativa Fiocruz Acolhe com Livros.

“Queríamos que os alunos se sentissem acolhidos e se manifestassem sobre os diversos assuntos. Já estamos programando o próximo Papo Acadêmico para dar continuidade a essa ação, para que os estudantes se sintam bem no ambiente onde estão”, afirmou Claudia Brodskyn, vice-diretora de Ensino e Informação da Fiocruz Bahia. 

A estudante do Programa de Pós-Graduação em Patologia (UFBA/Fiocruz Bahia), Thaline Sousa, achou o encontro importante e acolhedor. “Foi uma oportunidade de ouvir e entender as novas propostas para o semestre e um espaço para que nós, alunos, manifestássemos nossas opiniões sobre diversos tópicos”. Para a doutoranda do PGPAT, Camila Andrade, o papo acadêmico é uma das iniciativas mais importantes para os alunos de pós-graduação, “principalmente pelo acolhimento e oportunidade de escuta das nossas demandas. Durante a pandemia este momento foi um pouco prejudicado, como diversas situações do antigo normal”.

Já Yasmin Macedo, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PGBSMI), comentou que o papo acadêmico serve como uma via de conexão fundamental entre os pós-graduandos e a coordenação dos cursos. “É um momento para aprimorar os cursos vigentes, esclarecer dúvidas e ofertar sugestões para que novos estudantes possam obter o melhor das vivências acadêmicas”. Romero Nazaré, representante discente e doutorando do PGBSMI, espera por mais momentos como este. “Os estudantes puderam esclarecer dúvidas, anseios, tocar experiências, além de ter um momento de conversa aberta com os coordenadores dos cursos e outros profissionais”, declarou.

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