Publicações de discentes e docentes marcam último Papo Acadêmico

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O último Papo Acadêmico do ano aconteceu no dia 08 de dezembro, através do Zoom. O encontro teve como tema central o lançamento do número especial da Revista Atas de Ciências da Saúde da Escola de Ciências Biológicas, que contemplou 10 artigos de autoria de professores e alunos dos programas de pós-graduação em Patologia Humana (PGPAT – UFBA/Fiocruz Bahia) e em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PGBSMI), da instituição.

As publicações são fruto das atividades do curso de Divulgação Científica, da disciplina Didática Especial e do curso de Metodologias Ativas no Ensino, estes dois últimos ministrados pelo Professor Assistente das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/ SP), Daniel Manzoni. Os trabalhos foram apresentados a todos participantes do evento, que também puderam comentar sobre a experiência do curso e o que aprenderam. Clique aqui para conferir as publicações. Essa é a segunda edição especial da revista com artigos de docentes e discentes da Fiocruz Bahia.

Daniel Manzoni apresentou acerca da “Formação de professores, professoras e a autoria em ensino e educação: a experiência da disciplina de didática especial”, na qual ele comentou sobre os autores utilizados por ele para contribuir com a disciplina e como tem pensado a formação dos professores e pesquisadores. “Essa disciplina foi se transformando ao longo desses 8 anos, muita coisa foi acontecendo e acabamos indo para a área de desenvolvimento de autoria na formação docente, que é uma maneira de contribuir para educação do programa e para educação brasileira, com trabalhos publicados em língua portuguesa, em uma revista de livre acesso”, afirmou.

Durante as aulas, foram abordados diversos temas, como questões raciais e de gênero. A coordenadora do PGPAT, Valéria Borges, comentou a evolução dos estudantes e o conteúdo abordado. “Os artigos trouxeram questões sócio-culturais atuais e nos convida a refletir sobre o protagonismo do estudante na construção de sua trajetória acadêmica e pessoal como pesquisadores. Como coordenadores de pós-graduação, apoiamos este espaço de formação de nossos alunos como cidadãos e educadores. Todos os grupos estão de parabéns”, disse.

O estudante egresso do PGPAT e ex-Presidente da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz Bahia, Filipe Rocha, comentou a experiência de ler e produzir artigos em uma área em que não estava familiarizado. “Acostumados com artigos mais objetivos para a área das biológicas, tivemos que embarcar em uma realidade distinta para entender como todos esses padrões epistêmicos são aplicados, para a gente ter técnicas de didática especial na prática. E, como professor, a gente acaba, na prática, entendendo a necessidade de modificar nossa forma de atuação”, declarou. Filipe e outros quatro estudantes que já haviam cursado Didática Especial, atuaram como tutores nesta edição 2020.

Davi Vale, estudante de mestrado do PGPAT, cursou a disciplina de Didática Especial e contribuiu na edição da revista junto a Daniel Mazoni. O aluno disse ter aprendido com a experiência. “Faço questão de falar que durante as nossas aulas e as conversas você percebe toda a construção, capacitação, aprendizados novos. Foi incrível mostrar aquilo que eu sei para outras pessoas, fazer com que esse conteúdo, essas publicações, passem as barreiras e alcancem outras pessoas”, avaliou.

Dois trabalhos, apresentados pelos estudantes Matheus Silva e Qeren Hapuk, do PGBSMI, tiveram financiamento pelo edital de Divulgação Científica da Fiocruz apoiado pelos programas de pós-graduação PGPAT e PGBSMI. “Tive uma experiência incrível com a disciplina de divulgação científica, com a Professora Luciana Massarani. Descobri todo um potencial inexplorado quanto a divulgação e popularização de C&T. Também pude perceber, através das conversas com o professor Daniel Manzoni, a necessidade da pluralidade em nossas representações. É importante que a sociedade possa se ver refletida na ciência e por aqueles que a produzem. Por fim, tudo isso se materializou com o edital, que nos permitiu a realização de nossos projetos e o retorno à sociedade”, contou Matheus.

A edição especial da revista contou com a publicação da coordenadora de Ensino da Fiocruz Bahia, Clara Mutti, e Valéria Borges, que abordou a importância da formação discente e docente em metodologias ativas de ensino-aprendizagem na pós-graduação, fazendo uma análise do impacto das 5 edições da capacitação coordenadas pela Equipe de Ensino da instituição. Um dos trabalhos de destaque deste tópico foi o artigo intitulado “Desenvolvimento e validação do jogo Imuno Alvo como metodologia ativa para o ensino de Imunologia”, de autoria dos pesquisadores da Fiocruz Bahia, Karine Damasceno, Fred Luciano Neves e Viviane Boaventura e do pós-doutor PNPD do PGPAT, Paulo Cerqueira.

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