Coordenador de Estratégias de Integração Regional e Nacional da Fiocruz visita o IGM

Getting your Trinity Audio player ready...

A Fiocruz Bahia recebeu, no dia 27 de novembro, o coordenador de Estratégias de Integração Regional e Nacional da Fiocruz, Wilson Savino, que visitou a central analítica da plataforma de diagnóstico da Covid-19. O equipamento automatiza e permite o processamento simultâneo de quantidade grande de amostras, etapas que antes eram desenvolvidas manualmente, otimizando a realização do diagnóstico pela técnica do RT-qPCR, que detecta fragmentos do genoma do coronavírus.

A central analítica foi adquirida a partir de verba de projeto do Mercosul, do qual a Fiocruz é parceira, que concedeu recursos destinados ao enfrentamento da Covid-19 nos países envolvidos. “O equipamento fica como legado, porque vai ser usado em outras emergências sanitárias, que certamente virão em algum momento no futuro, nas quais testes dessa natureza precisarão ser realizados”, explicou Savino, que é também o coordenador brasileiro do projeto do Mercosul.

Savino reuniu com a diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves, e com pesquisadores que integram a coordenação da plataforma, Ricardo Khouri, Leonardo Paiva e Bruno Bezerril. “O apoio recebido pelo projeto do Mercosul, coordenado pelo Dr. Savino, foi muito importante para a consolidação da unidade de diagnóstico na Fiocruz Bahia, com respostas rápidas a questões de saúde pública, com ênfase na vigilância molecular. Ressaltamos que a estruturação e o funcionamento efetivo de serviços que apoiem questões vitais para a saúde da população são urgentes e necessários no mundo globalizado que estamos vivendo”, comentou a diretora.

Na oportunidade, o coordenador conheceu toda a estrutura e fluxo de trabalho onde está sendo realizado o diagnóstico molecular e sorológico do coronavírus da Fiocruz Bahia. “Fiz questão de ressaltar a qualidade do trabalho e dos profissionais que estão envolvidos, eu diria que foi emocionante ver o comprometimento e a eficácia com que foi montada a plataforma de diagnóstico na Fiocruz Bahia”, declarou. 

A implementação e o trabalho realizado é fruto do empenho de pesquisadores da Fiocruz Bahia, sob a responsabilidade da Diretoria da instituição, em particular da Vice-diretora de Pesquisa e Inovação Tecnológica, Camila Indiani.

Clique aqui e saiba mais sobre a plataforma de diagnóstico de Covid-19 da Fiocruz Bahia.

twitterFacebookmail