Palestras on-line marcam participação da Fiocruz Bahia na 17º SNCT

Getting your Trinity Audio player ready...

As atividades da Fiocruz Bahia na 17ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que esse ano teve como tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, aconteceram entre os dias 21 a 23 de outubro, através do Zoom. A programação foi formada por palestras que abordaram o trabalho de pesquisadores da Fiocruz Bahia e de outras instituições de pesquisa, com inteligência artificial, explicando conceitos, as vantagens e os desafios do trabalho com IA. 

A vice-diretora de Ensino da Fiocruz Bahia, Patrícia Veras, abriu o evento agradecendo a presença dos palestrantes e do público. “Esse ano fomos agraciados com esse tema extremamente interessante para ser explorado em diversos aspectos, sobretudo com relação à saúde, em suas diversas áreas, que têm tido impactos importantíssimos, com reflexos na saúde da população, e, também, para o desenvolvimento de pesquisas”, observou Veras. 

No dia 21, foi realizado, pela manhã, o painel moderado pela pesquisadora Claudia Brodskyn, que contou com as apresentações de Marco Antônio Dorea, pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Kyoshi Fukutai, pesquisador externo da Fiocruz Bahia; e Roberto Carreiro, pesquisador associado do Cidacs/ Fiocruz Bahia. No período da tarde, os painelistas falaram acerca de seus trabalhos com a utilização da Inteligência Artificial e tomada de decisões sobre a pandemia no Brasil. Os palestrantes foram Fabio Porto, do LNCC; Anderson Rocha, da Unicamp; Erick Sperandio, do Senai/ Cimatec; e Marcos Barreto, do Cidacs/Fiocruz Bahia.

A programação do segundo dia iniciou com uma roda de conversa com os alunos premiados do Programa Institucional de Iniciação Científica (PROIIC) da Fiocruz Bahia, moderada pela coordenadora, Juliana Menezes, que apresentou o PROIIC e deu as boas-vindas aos participantes. “Nós selecionamos os alunos premiados desse ano para que falassem um pouco do trabalho que eles têm feito e abrimos um espaço para que nós pudéssemos conversar um pouco com eles, tirar dúvidas sobre a experiência e o trabalho que eles têm desenvolvido”, explicou. Em seguida, o público participou de um jogo interativo criado por alunos da pós-graduação.

No turno da tarde, uma mesa redonda sobre Inteligência Artificial nos cursos de mestrado e doutorado, da Fiocruz Bahia, contou com as falas das coordenadoras dos programas de pós-graduação em Patologia Humana e Experimental (PgPAT- UFBA/Fiocruz Bahia); em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI); e em Pesquisa Clínica e Translacional (PgPCT), Valéria Borges, Deborah Bittencourt e Conceição Almeida, respectivamente. As apresentações foram ministradas por Felipe Torres, estudante egresso de doutorado, e Murilo Freire, aluno de doutorado.

A sessão científica especial, realizada na sexta-feira, 23, foi ministrada pelo pesquisador da Fiocruz Bahia, Washington Conrado dos Santos, que encerrou a programação. Na sessão, foi abordada a “Rede PathoSpotter: Sistemas de automação do diagnóstico histológico de doenças”. Todas as apresentações estão disponíveis no canal do YouTube da Fiocruz Bahia, confira!

twitterFacebookmail