Pesquisa sugere uso de proteínas quiméricas para diagnóstico de Chagas em áreas com leishmanioses

Getting your Trinity Audio player ready...

Antígenos quiméricos do Trypanosoma cruzi têm sido propostos como uma ferramenta diagnóstica para a doença de Chagas crônica, tanto em regiões endêmicas como não endêmicas. A resposta do anticorpo varia de acordo com cada cepa de T. cruzi, apresentando desafios para o uso de antígenos sem reação cruzada com espécies do gênero Leishmania spp, patógenos que possuem alta similaridade com o T. cruzi.

O pesquisador da Fiocruz Bahia, Fred Luciano Neves Santos, coordenou um estudo que testou quatro proteínas quiméricas (IBMP-8.1, 8.2, 8.3 e 8.4) e avaliou previamente seu desempenho no diagnóstico para determinar a reação cruzada com Leishmania spp. Clique aqui para ler o trabalho na íntegra, publicado no Journal of Clinical Microbiology.

Foram usadas amostras de soros de pacientes com leishmaniose tegumentar ou visceral de diferentes áreas geográficas endêmicas brasileiras: Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. No total, 829 amostras foram avaliadas usando os antígenos IBMP, além de ensaios comerciais.

A incidência de reação cruzada para as amostras positivas para leishmaniose tegumentar variou de 0,35% (IBMP-8.3) a 0,70% (IBMP-8.1 e IBMP-8.2). Em relação às amostras positivas para leishmaniose visceral, os antígenos IBMP-8.2 e IBMP-8.3 reagiram de forma cruzada com seis (3,49%) e apenas uma amostra (0,58%), respectivamente.

Nenhuma reatividade cruzada com leishmaniose americana ou visceral foi observada para o antígeno IBMP-8.4. Da mesma forma, não foram encontradas reações cruzadas quando as amostras positivas para leishmaniose visceral foram analisadas com IBMP-8.1.

Quanto aos testes comerciais foram avaliados os kits Gold ELISA Chagas (REM, São Paulo, Brasil), ELISA Chagas III (BIOSChile, Ingeniería Genética S.A., Santiago, Chile), Imuno-ELISA Chagas (Wama Diagnóstica, São Paulo, Brasil) e o teste de imunofluorescência Imunocruzi (Biomérieux, São Paulo, Brasil).

Para as amostras positivas para leishmaniose tegumentar, o índice de reatividade cruzada foi de 19,3% para o Gold ELISA Chagas, 54,8% para o ELISA Chagas III, 0,25% para o Imuno-ELISA Chagas e 35,2% para o Imunocruzi. Para a leishmaniose visceral foi encontrada reatividade cruzada para 20,9% e 18% das amostras testadas pelo Gold ELISA Chagas e ELISA Chagas III, respectivamente. Em virtude da descontinuidade da produção pelos fabricantes os demais testes não foram avaliados usando amostras de leishmaniose visceral.

O estudo indica que as moléculas quiméricas IBMP, em especial a IBMP-8.4, podem ser utilizadas com segurança e eficácia no diagnóstico da doença de Chagas, mesmo em áreas de co-endemicidade com leishmaniose tegumentar e visceral, com índices de reatividade inferiores aos encontrados para os testes comerciais.

twitterFacebookmail