4ª edição das Conferências Clinico Patológicas é realizada na Fiocruz Bahia

Getting your Trinity Audio player ready...

As Conferências Clinicopatológicas 2019 foram realizadas entre os dias 29 e 31 de agosto. Com o tema “Integração de dados e definição de marcadores histológicos”, o evento anual reuniu profissionais interessados em Patologia Renal, Hepática, da Pele e da Ciências da Computação.

O objetivo foi aprimorar o olhar sobre o cenário da informação médica e o levantamento de potenciais soluções para o problema por especialistas das áreas de patologia da pele, do fígado e do rim, além de pesquisadores das ciências da computação.

O estudante de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana e Experimental (UFBA/ Fiocruz Bahia), Jonathan Fontes, que participou do curso, disse que o mais enriquecedor foi a possibilidade de discutir a aplicação das técnicas ao seu projeto de dissertação, a solução de problemas técnicos, e poder interagir com profissionais e pesquisadores com grande expertise na área.

“É de grande importância que profissionais das mais diversas áreas estejam juntos para discutir as novidades no diagnóstico, as mudanças de perfil de algumas doenças, e contribuir com a bagagem profissional de cada um, trazendo informação sobre novos casos e estratégias de identificação de algumas enfermidades. Assim, o paciente e a sociedade ganham e muito”, declarou o mestrando.

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Imunologia (UFBA), Amanda Catariny, já fazia analises histopatológicas, porém aprendeu no curso metodologias adequadas para coleta e processamento de amostras. “Acredito que a partir do curso será possível trabalhar com maior qualidade. A troca de experiências para mim é o ponto mais importante”, afirmou.

Nesta edição, foi oferecido um pré-curso, realizado de 19 a 21 de agosto, que apresentou a estudantes de pós-graduação as estratégias de preparação de amostras biomédicas para estudos morfológicos. Também foi realizado o seminário anual do projeto PathoSpotter com a apresentação de miniconferências e trabalhos na área de seleção e análise em larga escala de dados clínicos imagens em patologia diagnóstica. Além disso, ocorreram as reuniões dos clubes de Patologia Hepática, Renal e Dermatológica aberta a médicos e estudantes de medicina.

Confira as fotos:

twitterFacebookmail