Informações sobre a Chamada Interna para bolsas de Iniciação Científica – Ações Afirmativas

Getting your Trinity Audio player ready...

O Programa Institucional de Iniciação Científica (PROIIC) e o Núcleo Pró-Equidade de Gênero e Raça do Instituto Gonçalo Moniz (IGM) convocam a sua comunidade científica e acadêmica para apresentar projetos de pesquisa em resposta à Chamada Interna – Indicação de projetos para bolsas de Iniciação Científica – Ações Afirmativas IGM/FIOCRUZ – 2023/2024 do Programa Institucional de Iniciação Científica (PROIIC). Podem ser encaminhados até 2 (dois) projetos de pesquisa selecionados pelos laboratórios ou setores. Os projetos devem ser encaminhados até o dia 11/09. Os estudantes que participarão do programa serão selecionados posteriormente pelo PROIIC através de Edital público e vinculados aos projetos com base no perfil indicado pelos orientadores. Veja mais detalhes sobre o projeto e acesse a chamada.

Qual o objetivo desse projeto?

O projeto tem como objetivo ampliar o acesso de estudantes de graduação, que se autodeclaram negros e negras ou indígenas à Iniciação Científica na Fiocruz Bahia, contribuindo para assim aumentar as chances de diversificação racial no quadro de pesquisadoras e pesquisadores do Instituto Gonçalo Moniz (IGM) e nas demais instituições brasileiras.

Quantas vagas são oferecidas e quem poderá participar?

Em consonância com a Política de Ações Afirmativas da Fiocruz, serão ofertadas 14 vagas, equivalente a 20% do total de cotas de Iniciação Científica do Instituto Gonçalo Moniz.

Podem se candidatar estudantes de graduação que se autodeclaram negros e negras ou indígenas, regularmente matriculados em instituições de ensino superior (pública ou privada) localizadas no Estado da Bahia, ter cursado o nível médio completo em escola da rede pública ou ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.

Como está estruturado o projeto?

O projeto está estruturado em 2 etapas. A primeira é uma Chamada Interna para Indicação de projetos de pesquisa pelos setores e laboratórios da Fiocruz. Essa etapa está aberta recebendo as indicações de projeto até 11/09.

A segunda etapa é a seleção dos estudantes, através de Edital público a ser divulgado nas Instituições de Ensino Superior. Ao final dessa etapa, os estudantes serão vinculados aos projetos com base nos projetos e no perfil indicado pelos orientadores na primeira etapa.

Como ocorrerá a indicação e seleção dos projetos de pesquisa?

Os projetos de pesquisa devem ser encaminhados conforme a Chamada Interna – Indicação de projetos para bolsas de Iniciação Científica – Ações Afirmativas IGM/FIOCRUZ – 2023/2024 do Programa Institucional de Iniciação Científica (PROIIC).

Os orientadores devem ser servidores, pesquisadores visitantes ou bolsistas de pós-doutorado do IGM – FIOCRUZ com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas semanais.

Cada laboratório ou setor deve indicar até 2 dois projetos de pesquisa, previamente selecionados pelas chefias dos setores, indicando qual é o projeto prioritário e qual o projeto suplente.

As indicações devem ocorrer através do envio da documentação indicada na Chamada Interna até o dia 11/09 para o e-mail do PROIIC (proiic@fiocruz.br).

A documentação será analisada por uma Comissão de Avaliação e Seleção, composta por um membro PROIIC e dois membros pesquisadores externos. As 14 vagas serão distribuídas entre os 12 laboratórios, CIDACS e ASCOM, uma por setor, de forma que serão contemplados todos os projetos indicados como prioritários pelos chefes destes setores. No caso de não haver indicação de projetos por todos os setores, as vagas remanescentes serão preenchidas pelos projetos suplentes, ordenados de acordo com os critérios explicitados na Chamada Interna.

Como ocorrerá a seleção dos estudantes e vinculação aos projetos?

A seleção dos estudantes será realizada através de Edital público elaborado com base nos perfis identificados previamente identificados na Chamada Interna. Os estudantes serão selecionados pela mesma comissão de avaliação e seleção em duas etapas: a primeira etapa, eliminatória, realizará análise do desempenho escolar, currículo e carta de interesse e selecionará até 2 vezes o número de vagas para participar da segunda etapa, que será uma entrevista. As inscrições para essa etapa serão de 21/09 a 06/10/2023.

A partir do perfil indicado pelos orientadores na Chamada Interna e do perfil identificado nos estudantes durante o processo seletivo, será realizada a vinculação dos estudantes aos projetos.

twitterFacebookmail