Tese avalia resposta imune humoral após infecção e reinfecção natural por Leptospira

Getting your Trinity Audio player ready...

Autoria: Jaqueline Silva Cruz
Orientação: Mitermayer Galvão dos Reis
Título da tese: “O PAPEL DA RESPOSTA IMUNE HUMORAL NA INFECÇÃO NATURAL POR Leptospira spp. EM HUMANOS”.
Programa: Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa
Data de defesa: 30/09/2021
Horário: 14h00
Local: Sala virtual do Zoom

RESUMO

INTRODUÇÃO: A leptospirose é uma zoonose de ocorrência mundial causada por bactérias do gênero Leptospira. A exposição ao ambiente contaminado com leptospiras é frequente para indivíduos de regiões endêmica sendo agravado após fortes períodos sazonais de chuvas. A leptospirose apresenta manifestações clínicas que variam de uma infecção assintomática a doença grave. Atualmente, há poucas informações sobre a resposta imune protetora adquirida naturalmente contra infecção e reinfecção, o que dificulta o desenvolvimento de uma vacina eficaz e duradora contra a leptospirose.

OBJETIVO: Avaliar a resposta imune humoral após infecção e reinfecção natural por Leptospira em indivíduos de uma região endêmica para leptospirose em Salvador, Bahia.

MATERIAIS E MÉTODOS: inicialmente, foi realizado um estudo de coorte com acompanhamento semestral na comunidade de Pau da Lima, Salvador-BA. Durante as visitas de acompanhamento, foram coletados dados epidemiológicos, sociodemográficos e coleta de sangue para realização do teste de microaglutinação (MAT) e avaliações imunológicas. A equação de estimativa generalizada foi utilizada para avaliar a associação entre precipitação e infecção por leptospiras. Para avaliar a taxa de decaimento de títulos de anticorpos em indivíduos com infecção subclínicas ou assintomáticas, um modelo matemático foi usado. Além disso, realizamos o acompanhamento sorológico trimestral para avaliar a cinética em 72 indivíduos em uma subcoorte.

RESULTADOS: observamos que diferente do que ocorre com os casos hospitalizados, constatamos no presente estudo que o risco de infecção por Leptospira teve uma associação inversa com a precipitação cumulativa. Na avaliação do decaimento de títulos do MAT observamos aumento da taxa média de infecção com intervalo de seis meses e aumento ainda maior dessa taxa com intervalo de doze meses quando comparados à taxa convencional que não leva em consideração o decaimento de título. Na subcoorte, identificamos que 65% dos indivíduos apresentavam anticorpos antileptospira. Também identificamos que as reinfecções (n=25) foram mais frequentes quando utilizada avaliações trimestrais. Além disso, fatores de risco como idade e atividades de risco como limpeza de esgoto estavam associadas a maior chance de adquirir infecções em ambas as análises com diferentes tempos de coletas.

CONCLUSÕES: o presente estudo demonstra que as infecções por Leptospira ocorrem durante todo ano devido a constante exposição desses indivíduos ao ambiente contaminado e que a resposta humoral através dos anticorpos aglutinantes é curta e protege parcialmente contra reinfecção.

Palavras-chave: leptospirose, imunidade humoral, anticorpos.

twitterFacebookmail