Getting your Trinity Audio player ready...
|
Realizada no Parque da Cidade, no sábado, (17/08), a 18ª edição do Fiocruz Pra Você reuniu autoridades, pesquisadores, estudantes, organizações de saúde e membros da sociedade civil para um dia de vacinação, atividades culturais, Divulgação Científica e educação em saúde. A ação foi realizada pela Fiocruz, com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e da Prefeitura Municipal de Salvador.
Durante o evento, foram aplicadas cerca de 300 doses de vacinas para crianças e adultos, dentre elas, COVID-19, influenza, hepatites, HPV4 e sarampo. A ação contou ainda com aferição de pressão e medição de glicemia, testagem rápida (HIV, sífilis e hepatites B e C), 300 atendimentos em saúde bucal com aplicação de flúor, escovação supervisionada, além de acompanhamento do Bolsa Família. Também foi disponibilizada vacinação antirrábica para pets com idade igual ou superior a três meses de idade.
O evento contou com a presença da diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves; do Vice-diretor de Gestão, Valdeyer Reis; da Vice-diretora de Ensino, Claudia Ida Brodskyn; da coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Vânia Rebouças; da Superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Rivia Barros e da assessora especial da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Ubiraci Matildes.
Durante a abertura, a diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves, falou sobre a importância do evento que tem como principal objetivo promover a imunização de crianças e adultos, em consonância com o Movimento Nacional pela Vacinação, do Ministério da Saúde. “O Fiocruz Pra você tem o objetivo de falar da ciência, das vacinas e de tudo que a ciência traz para todos nós. Nós estamos de portas abertas, não só aqui, mas toda a Fiocruz está de portas abertas para vocês”, afirmou. Na oportunidade, a diretora também falou sobre a importância de aproximar a ciência da população, trabalhando para a sua popularização. “É importante despertar o conhecimento científico em cada criança que está aqui para que sejam os pesquisadores de amanhã”, ponderou.
Estudantes, pesquisadores, colaboradores e membros da comunidade interna da Fiocruz apresentaram os serviços e pesquisas desenvolvidas na instituição, apresentando temas como doença falciforme, tuberculose, serviço de histotecnologia, doença de Chagas, Leishmaniose e câncer de mama.
Durante o evento, foi realizado o lançamento da cartilha “Jovens na Trilha do SUS”, produzida através de uma parceria entre a Agenda Jovem Fiocruz e a Fiocruz Bahia.
Com o objetivo de suprir uma necessidade de muitos jovens brasileiros, que não têm familiaridade com o atendimento da Saúde Pública, a cartilha contém um guia prático detalhando os vários serviços do SUS, desde a atenção primária à alta complexidade, inclusive serviços específicos como o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.
O Fiocruz Pra Você contou ainda com a participação de representantes da Embasa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Secretaria Estadual da Saúde, da Hemoba, da Associação HTLVida e da Associação Baiana de Pessoas com Doença Falciforme (ABADFAL) com atividades educativas de atenção à saúde.
Naiana Taveira visitou o Parque da Cidade e aproveitou a oportunidade para atualizar a caderneta do seu filho de três anos. “Eu acho que poderíamos ter mais eventos como esse. Aqui nós vimos tudo sobre insetos, aprendemos sobre as cobras e aproveitamos para receber a vacina. Graças ao evento a caderneta dele está completa”, afirmou.
Joselita Nascimento também aproveitou o sábado para atualizar as vacinas e reforçar a proteção. “Eu ainda não conhecia a Fiocruz, mas gostei muito. Gostei de tudo que está acontecendo aqui. As pessoas não têm tempo durante a semana e hoje eu vim pra tomar a vacina”, afirmou.
Os estudantes da rede pública estadual também estiveram presentes. O evento recebeu estudantes do Colégio 2 de Julho, do Colégio Carlos Barros e do Colégio Cosme de Farias, além dos jovens participantes da Associação Hermínia Machado.
A programação contou ainda com a apresentação do Grupo de arte popular da periferia de Salvador, A Pombagem: O Museu é a Rua, que atua desde 2009 com musicais, saraus e espetáculos de teatro de rua.