18ª edição da SNCT será realizada entre os dias 4 e 8 de outubro, de forma virtual

Getting your Trinity Audio player ready...

‘A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta’ é o tema da 18ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que acontece de forma virtual, entre os dias 04 e 08 de outubro. Com intuito de reforçar a importância da saúde, preservação do nosso planeta e a defesa da ciência, o evento é voltado a toda à comunidade, em especial jovens e pesquisadores.

Para fortalecer os debates acerca de temas como políticas públicas, desigualdades de gênero, compromisso social da ciência, vacinas para a Covid-19 e divulgação científica, a Fiocruz Bahia irá realizar quatro painéis temáticos, entre os dias 05 e 08 de outubro, que contarão com a participação de pesquisadores da instituição e profissionais com importante atuação em cada uma das áreas relacionadas. 

A coordenadora geral da SNCT na Bahia e vice-diretora de Ensino da Fiocruz Bahia, Claudia Brodskyn explica que, durante o evento, serão abordados aspectos ligados a pesquisas que afetam diretamente as políticas públicas nas Ciências, enfatizando tópicos de gênero e a presença das mulheres nas Ciências Exatas. 

“Além disso, discutiremos temas ligados ao empreendedorismo em populações das comunidades de Salvador, mostrando como estas iniciativas podem de fato, modificar a vida de muitos dos seus moradores. Aspectos climáticos e todas as questões em torno das grandes mudanças observadas nos últimos anos serão apresentados e debatidos. Apresentaremos também a importância das vacinas, e como a tecnologia e a ciência responderam rapidamente a esse desafio durante a pandemia”, comenta a pesquisadora.

A diretora da Fiocruz Bahia, Marilda de Souza Gonçalves, considera oportuno discutir esta temática no atual contexto de pandemia. “Pensar a transversalidade da CT&I nunca foi tão importante como neste momento de crise na saúde que estamos vivenciando com a Covid-19. Na pandemia, o mundo pode perceber o impacto direto da ciência e da tecnologia nas diversas áreas da nossa vida. Fomos capazes de dar uma resposta à população, como o desenvolvimento de vacinas e a produção de conhecimento que embasam políticas públicas, que auxiliam no controle da doença”.

Pelo segundo ano consecutivo os painéis e oficinas acontecerão virtualmente, obedecendo às restrições impostas pela pandemia da Covid-19. As inscrições seguem abertas através do site e os ouvintes terão direito a certificado de participação. A programação poderá ser acompanhada, ao vivo, no Youtube da Fundação Oswaldo Cruz, das 9h às 21h.

No dia 05 de outubro, ocorrerá o primeiro painel temático ‘Ciência e Saúde: Políticas Públicas, Desigualdades e Gênero’. No dia 06, será realizado o painel intitulado ‘Divulgação Científica na Fiocruz Bahia’ e no dia 07 acontece a palestra  ‘Compromisso Social da Ciência: Inovação na Comunidade’. Em 8 de outubro, o painel ‘Vacinas para a Covid-19’ encerra a programação local. Todos os encontros serão realizados no horário das 9h às 11h.

twitterFacebookmail