Brasil quer investigar medicamentos biológicos e contrata pós-doutorando

Getting your Trinity Audio player ready...

No mundo, os medicamentos tradicionais, os sintéticos, já estão bastante estudados, mas existem diversos tipos de medicamentos obtidos por meio de células vivas, os medicamentos biológicos, e que demandam ainda muita investigação. Para atender uma demanda de saúde pública do Brasil e observar o comportamento desses medicamentos nos pacientes com doenças reumatológicas, o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) está estruturando um estudo de observação ao longo do tempo e, para isso, precisa de pesquisador (a). O centro seleciona um (a) pós-doutorando (a) até dia 19 de junho.

Para participar da construção da Coorte de Medicamentos Biológicos e Biossimilares, o perfil exige formação em Ciências da Vida e ou da Saúde e doutorado em área correlata, com conhecimento em farmacoepidemiologia, habilidade com métodos estatísticos e uso de softwares para análise de dados – conforme está descrito no edital disponível aqui. O pesquisador vai trabalhar com grandes bases de dados e deve ser capaz de manejar esses bancos de informação. A bolsa é de R$ 6 mil

A pesquisa é realizada de forma conjunta com pesquisadores e gestores do Cidacs/Fiocruz Bahia, do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (DAF/MS) e da Fiocruz Brasília. Por isso, para esta pesquisa é requisitada a disponibilidade para viagem e capacidade de trabalhar de forma articulada.

No mundo, os biológicos atuam no tratamento de câncer, doenças neurológicas e inflamatórias, o que requer um grande investimento por parte dos governo, pela quantidade de pessoas atingidas por essas doenças. Uma das grandes questões é que os medicamentos biológicos não possuem a mesma estabilidade dos sintéticos e a reprodução de seu mecanismo, como acontece nos biossimilares, exige ainda estudos para se perceber os efeitos na população.

E é por isso que a Coorte tem sido projetada como um estudo longitudinal, observando os mesmos indivíduos e os adoecimentos que vão surgindo nesse grupo. Este estudo beneficiará pessoas que sofrem com doenças como artrite reumatóide e pode trazer novos métodos para usuários de medicação para diversas doenças crônicas do Brasil. 

O Cidacs/Fiocruz Bahia é vinculado ao Instituto Gonçalo Moniz, situado em Salvador, Bahia e atua com Núcleo de Pesquisa e Plataforma de Dados que atuam de forma conjunta. O espaço produz dados para pesquisadores internos responderem questões de saúde pública, associadas a fatores socioeconômicos, geográficos e genéticos.

 

twitterFacebookmail