Home > Pesquisa > Laboratórios

LBP – Laboratório de Biologia Parasitária

Criado em 2003, o Laboratório de Biologia Parasitária (LBP) tem por objetivos desenvolver fármacos antiparasitários e antitumorais, assim como promover a saúde por meio da popularização da ciência, no combate a dengue, zika, chikungunya, enteroparasitose e outras infecções, com o projeto Ciência na Estrada: educação e cidadania.

A equipe do LBP emprega diferentes técnicas de Microscopia Eletrônica a fim de elucidar os mecanismos de ação de diferentes compostos em células parasitárias ou cancerosas. São utilizados compostos candidatos a terapêutica de doenças negligenciadas como doença de chagas, leishmaniose, esquistossomose, giardíase, amebíase, tricomoníase e malária.

O LBP tem mantido colaborações com os Institutos de Química e Farmácia da UFBA, UNEB, UFRural/RJ, UFF, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ.

Além da pesquisa experimental e da popularização de ciência, o LBP atua em capacitação de profissionais de saúde e aperfeiçoamento de professores de ensino médio de escolas das redes públicas de ensino, com parcerias com o Instituto Anísio Teixeira, Rede Nacional de Educação e Ciência, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação e apoio do CNPq, FAPESB, FINEP e CAPES.

 

Gestão
Eládio simões menezes santiago

 

Telefone: +55 (71) 3176-2236
E-mail: lbp@bahia.fiocruz.br

twitterFacebookmail